segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Queijos XI

Caique continua experimentando queijos e dando sua opinião sobre eles.

“Tomme de Savoie

Um clássico francês : Tomme de Savoie.
Ele é feito de leite de vaca, é prensado mas não cozido.
Ele tem sempre essa "casca" durinha cinza (as vezes meio esverdeada ) por conta da sua afinagem e do mofo. Tomme de Savoie é um queijo bem saboroso, de gosto bem fino.... um clássico.
Ele é feito na regiao da Savoie, é um IGP (Indicaçao de Geografia Protegida), dentre outras siglas.

Sempre vale a pena a compra.

La Colline aux Chèvres

Tudo é feito à mão mesmo, bem artesanal.... o queijo tem bastante o gosto de leite de cabra, e é um pouco ácido. Achei meio "ralo". Ele estava tão cremoso a ponto de ficar difícil de pegar com a faca, usei uma colher mesmo.
Bem gostosinho, e a gente sente no sabor o cuidado da fabricação...
Vale a pena experimentar...
Ele ganhou medalha de bronze em Paris, o que não quer dizer muuuuuuuuita coisa não, ja que nesses concursos costumam disputar 2 ou 3 queijos só, mas mesmo assim, esses consursos são bem valorizados por aqui....


Brebille Papillon

Uma ótima descoberta nessa história de experimentar queijos foram os queijos de leite de ovelha pequenos, individuais.... são sempre bons.

Esse ai estava ótimo, um dos meus preferidos até o momento. O Brebille Papillon derrete na boca, é bem fino e tem um gosto super longo. Ele ganhou a medalha de ouro em Paris em 2010.

Ótimo queijo, tropeçando nele, compre sem pensar duas vezes.

Brebis de Corse

Outro queijo "genérico", sem registro que comprei outro dia foi o Brebis de Corse. Queijo de leite de ovelha, e tem na casca varias ervas (alecrim, orégano)... bem bom, cremoso, um pouquinho seco no meio... as ervas dão um toque bem especial, e harmonizam super bem com o queijo de brebis.

Bem bom, para comprar tem que pedir algo como Brebis de Corse com ervas.

Double Crème

Existem mais de 400 queijos registrados aqui na França e mais os (não registrados) dai, a lista de queijos para experimentar vai só ficando mais longa.

O "Double Crème", não registrado, tem um nome bem genérico para um queijo feito de leite de vaca com 60% de gordura ! (todo queijo pode ser double crème, é so ter mais gordura e ele pode se chamar assim... mesmo os registrados)
Ótimo queijo, claro, tudo que tem gordura, e muita, é bom. A cremosidade é impressionante, a textura também é otima e o gosto, nem se fala....

Peça um queijo de leite de vaca double crème ( existe o triple crème também )
Bom demais!

Cantal

Clássico queijo francês.... Muito bom!

Ele é feito de leite de vaca cru (de preferência) mas pode ser de leite pasteurizado também.... ele é prensado, e não cozido.
Ele vem da regiao de Auvergne e da cidade de... Cantal

O cantal é um AOC e AOP.
Mesmo sendo de massa seca ele é bem cremoso (oleoso), tem um pouco mais o gosto do leite que outros queijos secos (comté, abondance, beaufort, etc).
Eles diferenciam também o Cantal do Velho Cantal - um cantal ja meio acabadinho, com muito tempo de afinagem.... e de gosto e cheiro bem forte). Mas o Cantal é um queijo bem bom, um classico. Vale a compra.

Brillat Savarin

Otimo queijo que descobri na casa de um amigo. Muito bom, mas muito bom mesmo.

É feito com leite de vaca, tem a massa mole e a casca "mofada".

É produzido na Normandie e na regiao da Bourgogne.

Ele tem um gosto leve, doce e não tem um cheiro muito forte. Ele derrete na boca, e a textura da casca, faz um contraste bem interessante com o interior cremoso. Tem também um fundo de boca incrivel, e bem longo.”

Carlos Henrique (Caíque), doutorando em música para cinema em Lyon, na França, provando e opinando sobre queijos e cervejas. - http://gourmetglutao.blogspot.com/

3 comentários:

Wellington Oliveira disse...

Admirável pesquisa!

Wellington Oliveira disse...

Ah, morei por essas bandas durante 03 anos, e até minha caçula é Uberlandense.

Delma disse...

Welligton

Se vc morou por aqui tb gosta de queijo, tto qto os mineiros.

Obrigada pela visita