segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ilhéus–Bahia

O aeroporto mais próximo de Itacaré fica em Ilhéus, então aproveitamos para um city tour em Ilheus antes da viagem de volta a Uberlândia.

IMG_6212

“O bar Vesúvio foi inaugurado, entre 1919 e 1920. Seus primeiros proprietários foram dois italianos e seu nome é uma homenagem ao famoso vulcão localizado na terra natal dos proprietários.

O bar ficou famoso por fazer parte do universo ficcional criado por Jorge Amado. O Vesúvio foi vendido a um português de nome Figueiredo, casado com uma linda mulata chamada Felipa, muito admirada pelos rapazes da época. Segundo Sá Barreto, é provável que a Gabriela de Jorge Amado tenha sido inspirada nesta moça de “fartas ancas” e cor de canela.” Vesúvio E, certamente Nacib foi inspirado por Figueiredo.

IMG_6210

IMG_6215

Catedral São Sebastião

Sua construção foi iniciada em 1931 e concluída em 1967. É um templo em estilo neoclássico com vitrais artísticos, colunas e abóbodas sua imponente arquitetura é uma das principais atrações da cidade. Catedral

IMG_6206

IMG_6219

Em 1916, as freiras ursulinas fundaram o convento da Piedade, sob a direção da madre Maria Thaís do Sagrado Coração Paillart, Provincial da Ordem no Brasil.

IMG_6221

Em 1927, foi iniciada a construção da capela, um belíssimo exemplar da arquitetura neogótica. O construtor Salomão da Silveira fez uma adaptação da planta encomendada, na França, por Madre Thaís, e a obra ficou pronta em 1929.

O ponto alto da capela é o seu altar-mor, com a Imagem da Dor, imagem de Nossa Senhora da Piedade, aos pés da cruz, aconchegando ao colo o Cristo morto. A capela possui belos vitrais, que proporcionam uma perfeita iluminação do templo, e retratam as “Sete Dores de Maria”. Piedade

IMG_6217

IMG_6247

Almoçamos na Barraca Gabriela que fica numa das praias mais movimentadas de Ilhéus, a praia dos Milionários, nome em função das mansões dos barões do café que existiam neste trecho da orla. A extensa faixa de areia dourada e fina abriga coqueirais, além de grandes barracas e chuveiros. As águas calmas proporcionam banhos refrescantes.

IMG_6233

A Ponte Lomanto Júnior liga Ilheus ao Pontal onde fica o aeroporto.

Raimundo foi o taxista que nos levou do Aeroporto de Ilheus para Itacaré no dia 7, foi nos buscar em Itacaré no dia 11, fez um city tour conosco em Ilheus, nos deixou na Barraca Gabriela na Praia dos Milionários para almoçarmos e voltou para nos levar ao Aeroporto. Seu telefone é 73-8833-6460 e 73-9952-6170.

2 comentários:

Anônimo disse...

Delma
O documentário sobre Itacaré ficou ótimo!Praias lindas,comidas deliciosas!Quanta coisa aprendemos com essa descrição!E o Eurípedes de Jorge Amado ficou muito bom!As fotos ficaram ótimas!
Bjs
Regina Bernardes

Delma disse...

É menina, a fotógrafa aqui não é fraca não. Mas o bom mesmo é viajar. Adoro!