quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mosaicos–Uberlândia


Reproduzo aqui os comentários que Gougon, jornalista, mosaicólogo, fez sobre os mosaicos que enfeitam nossa cidade. Estes comentários e fotos estão em http://mosaicosdobrasil.tripod.com/id169.html

imagem2153.jpg


“Há uma nova cidade no Triângulo Mineiro. Chama-se Uberlândia, é acolhedora, aconchegante e integrativa. Já não se reconhece nela um passado maculado pela intolerância e preconceito racial, que espantava e envergonhava muitos de seus filhos, como o autor deste site, ali nascido há 64 anos.


Dentre as muitas intervenções em área pública na cidade, destaca-se hoje, justamente na praça da Igreja dedicada à Nossa Senhora do Rosário, um monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares, o valente guerreiro que lutou pela libertação e afirmação de sua raça. A obra é ornada por uma peça em mosaico produzida pelo principal grupo organizado de mosaicistas uberlandenses, integrado pelas artistas Ângela Costa, Ângela Vassilíades, Elaine Barbosa e Cristiane Lima, unidas no Ateliê Arte em Mosaico.

imagem2177.jpg


O espaço onde a obra se situa é engrandecido ainda pelo piso em pedra portuguesa cuja aplicação modulou um conjunto de leques nas cores características das rochas de onde elas são extraídas: o basalto negro, o basalto vermelho e o calcário branco.

Além do monumento a Zumbi, o grupo Arte em Mosaico tem-se dedicado à produção de obras de caráter religioso, decorando fachadas e interiores dos templos católicos de Uberlândia, com destaque para a Igreja de São Cristóvão na qual foram aplicados dois mosaicos retratando o patrono do templo e Nossa Senhora Desatfoto552angelaudi.jpgadora dos Nós.















A devoção religiosa das integrantes do grupo Arte em Mosaico, encontra-se a Capela N.S.da Abadia, onde elas aplicaram a imagem da virgem sobre frontal da edificação.



nohospitaldocancer.jpg

















E mais: as mosaicistas uberlandenses também encontram tempo para empregar o mosaico como elemento catalisador em atividades de resgate social, como por exemplo a ação que desempenharam no chamado projeto 8 muros, no qual mobilizaram crianças na confecção de trabalhos em mosaicos para embelezar as colunas de sustentação de viadutos; e também o mural para o Hospital do Câncer, em Uberlândia.


projeto8muros2.jpg


projeto8muros3.jpg

projetooiitomuros1.jpg

HGougon, dez.2010

Fonte:Gougon

O site das artistas de Uberlândia é
http://www.arteemmosaico.com/v2/default.asp

9 comentários:

Anônimo disse...

Delma

Biólogo e Professor, divulgo o Verde Vida que carrega a causa ambiental/humanística.

Felicidade e muita luz em sua jornada.

http://www.vervida.blogspot.com
Verde Vida

Anônimo disse...

Delma
A arte com mosaicos é bonita e harmoniosa.Acho que o jornalista se equivocou.A imagem da Santa não é da igreja N.S.Aparecida,e sim,da Igreja N.S.da Abadia,na Av.Liberdade,perto do Praia.
Bjs
Regina Bernardes

Delma disse...

Obrigada Regina.Coloquei sua observação lá no post. Valeu!
Bjs

Iara disse...

Ola Delma preciso de nomes, endereços e telefones de pessoas que fazem mosaicos para vender... me mande se possivel por email iarasantos.dir@hotmail.com Abraços Iara

Delma disse...

Iara
Já lhe respondi por e-mail e acrescentei na postagem o site das artistas.

Obrigada

Unknown disse...

delma preciso saber o telefone de alguem que ja vende espelho de mosaicos em ubelandia
cyntia de araguari

Delma disse...

Oi Cyntia
O site das artistas de Uberlândia deste post é
http://www.arteemmosaico.com/v2/default.asp

Priscillapoints disse...

Seria interessante se fosse divulgado o nome da pessoa que executa as obras , assim como o nome das artistas né , afinal eles também tem uma grande contribuição na obra toda!

Delma disse...

Oi Priscilla.
Infelizmentem o site das autoras http://www.arteemmosaico.com/v2/default.asp publicado acima,não existe mais. Tentei encontrá-las, via Google e não tive êxito. Mas os nomes delas foram citados e a origem da postagem também.
Obrigada