segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Itacaré–Arredores

Esportes radicais ou não, tem de sobra em Itacaré. Rafting, Rapel, Tirolesa, Pêndulo, Aquarider, Duck, Canoagem, Surf, Kiteschool, Parapente, Arvorismo, Cavalgada, Quadriciclo, Buggy, Bicicleta, Trilhas, Mergulho, Observação de Baleias, etc. são praticados por lá.

Lugares famosos ou não, como algumas Praias paradisíacas, Cachoeiras, Fazendas de Cacau, Mata Atlântica, Manguezais, Ilhas fazem parte dos passeios que partem de Itacaré.

Península de Maraú, Taipus de Fora, Rio de Contas, Bahia de Camamú, Barra Grande, Ilha Pedra Furada, Morro de São Paulo, são alguns dos passeios que os visitantes de Itacaré podem fazer.

Nós fomos até a Bahia de Camamu, onde pegamos uma escuna e fomos até as Ilhas Goió, Pedra Furada e Barra Grande.

IMG_6111

Camamu é a porta de entrada da Península de Maraú e, de seu porto, saem os barcos para a vila de Barra Grande.

IMG_6204

A cidade de Camamu está localizada à margem do rio Acaraí em meio a uma área de muito mangue. Antiga cidade colonial, Camamu foi construída em dois andares, como Salvador. Na cidade alta, uma igreja e antigas casas coloniais. Na cidade baixa, o porto e a feira.

IMG_6138

De frente para o povoado, separado por um pequeno braço de mar, a Ilha do Goió possui lindas praias desertas.

IMG_6144

IMG_6146

O povoado de Campinho é conhecido pela casa onde Antoine de Saint-Exupéry se hospedou na década de 1930. Por ter águas muito profundas, o local chegou a ser cogitado para construção de um porto industrial, (foto - a obra inacabada) que acabou sendo transferido para Ilhéus. As águas calmas e límpidas, cercadas de recifes e repletos de peixes, fazem de Campinho um dos melhores lugares da região para prática do mergulho.

IMG_6153

Localizada 1h a partir de Camamu, a Ilha da Pedra Furada deve seu nome a uma rocha cavada pela erosão. A ilha é bem pequena. Possui uma fonte natural e uma praia com águas cristalinas.

IMG_6151

IMG_6160

Eurípedes descendo para a cabine a fim de se proteger da chuva.

IMG_6168

ILHA GRANDE - 1500 Habitantes vivem nessa ilha que é a mais povoada da Baía de Camamú, medindo cerca de 4 km², Possui um porto e várias praias com águas calmas e limpas. Na ponta norte da ilha, a Prainha oferece um cenário cinematográfico. Na Ilha não existe nenhum automóvel. As ruas são trilhas feitas para caminhar. Alias, é o melhor meio de conhecer a ilha. Tem casas residenciais e algumas pousadas.

IMG_6163

Comi um Budião Azul grelhado (aquele branquinho atrás dos legumes.) Ma-ra-vi-lho-so.

budiaoazul

Budião Azul

Corpo alongado, focinho praticamente reto, a coloração nos adultos é azul escuro, vivem geralmente em fundos de coral quase sempre solitários ou em pequenos grupos. Alimentam-se de algas e corais, e até pequenos invertebrados escondidos na areia. A noite se escondem em pequenas tocas onde se protegem com um muco ao redor do corpo, como se fosse uma capa de proteção.

Nenhum comentário: