quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Morte do Cisne

Em tempos de Oscar e a possibilidade de Cisne Negro levar alguns prêmios, veja este vídeo.



O novo sucesso do YouTube se chama John Lennon da Silva, tem 20 anos e mora no Jardim Vila Carrão, zona leste de São Paulo. Bailarino autodidata, é louco por música clássica e street dance.
Ele juntou as duas coisas e se deu bem. Em um vídeo feito em janeiro, que já tem mais de 30 mil exibições e vem sendo replicado pelas redes sociais, Lennon mostra sua releitura street dance do solo clássico "A Morte do Cisne", no programa de calouros "Se Ela Dança Eu Danço" (SBT). Sua performance fez chorar um dos jurados, o diretor de dança João Wlamir.
"Ele conseguiu uma coisa que tem gente que talvez passe uma vida perseguindo: uma linguagem própria, com qualidade técnica e artística", define outro jurado, Jarbas Homem de Mello, bailarino e coreógrafo.
Lennon, batizado em homenagem ao ídolo da mãe, sempre mostrou apetite por arte. Desde criança gostava de desenhar, ouvir música e escrever poesias.
A dança só ganhou lugar na sua concorrida lista de hobbies há quatro anos, quando passou a se reunir com amigos na rua para ensaiar hip-hop. Aprendeu vendo vídeos de gente como o dançarino francês Salah Benlemqawanssa. "A gente pegava as bases, alguns passos e mudava, criando nossas próprias coreografias."
Há um ano, Lennon formou o grupo Amazing Break com outros quatro colegas.
Ingressaram em um projeto de dança do CEU São Rafael. Foi lá que conheceu o coreógrafo e bailarino Luiz Ferron E foi Ferron quem o apresentou à música que iria torná-lo conhecido.
"Ele me deu um vídeo da Anna Pavlova [bailarina russa] dançando "A Morte do Cisne" e falou: "Pira na trilha, não pira na mulher". Vi aqueles movimentos, comecei a treinar e deu certo." Lennon criou sozinho a coreografia. Agora, o garoto que estudou até o ensino médio se divide entre o trabalho de cravar pedras em joias e os ensaios, aos finais de semana.
Devido ao sucesso, sua próxima apresentação no "Se Ela Dança Eu Danço" deve ocorrer apenas em abril, quando pretende surpreender os jurados com uma releitura street dance de tango.
Seu objetivo? Vencer o programa, embolsar R$ 200 mil para ajudar a família e realizar o sonho de seguir dançando.
FOLHA.com

3 comentários:

Fernanda disse...

Luís Ferron nos mostrou esse vídeo o ano passado aqui em UDIA no Festival de Dança do Triângulo. Foi uma emoção sem fim. Esse garoto é de uma sensibilidade ímpar e nos toca por ter re significado toda a essência da Morte do Cisne dançado por Pavlova há mais de dois séculos. Viva a sensibilidade!! Palmas para o John Lennon!!

Anônimo disse...

Delma
Viva Jonh Lennon da Silva!Bravo! Incrível!Impressionante!Arrasou!Sensacional!Demais!!!!!!
Vamos torcer para que ele leve o Prêmio.Ele merece!!!!
Regina Bernardes

Delma disse...

Quero colocar na agenda para assistir a sua outra apresentação que seráum tango. Vai arrasar
Bjs