domingo, 13 de março de 2011

Ponha o Mofo para Fora

Por Jeanine Lemos


“Chove sem parar e o mofo invade os armários, mancha as roupas, cria marcas nos sapatos e deixa o teto do banheiro estampado de bolinhas. As especialistas em organização Adriana Saade e Daisy Khappaz dão as dicas para combater o problema. A primeira, mais simples e mais importante de todas, é deixar as janelas abertas sempre que possível. O mofo só aparece em ambientes escuros e abafados. Deixar a luz e o ar entrarem é imprescindível.

ARMÁRIOS
Pedras de cânfora evitam o surgimento do mofo nos armários e deixam um aroma gostoso em roupas, toalhas e cobertores. O produto é vendido em farmácias, em caixinhas com seis unidades. A pedra pode ser colocada diretamente nas prateleiras e não faz sujeira como o giz e o carvão, também eficientes para evitar a umidade dos armários. Se eles já estão com mofo, o ideal é limpar com um pano umedecido coma solução de um litro de água para quatro colheres (sopa) de vinagre. Outra forma de usar essa mistura é ferver e colocar dentro do armário, deixando o vapor por duas horas. Depois é só passar um pano e deixar o armário aberto para ventilar.

 
COURO
Sapatos, botas e roupas de couro são as primeiras vítimas do mofo. Para limpar, use um pano bem torcido, umedecido com água e álcool em gel. Depois, deixe secarem local arejado. Mas, para prevenir o surgimento do mofo, deixe o calçado respirar depois que for usado, antes de guardá-lo no armário. Pode serem uma varanda ou na área de serviço. Antes de voltar para o sapateiro, borrife um produto como lisoforme em spray para garantir a higienização completa.

 
BANHEIROS
Abafado e úmido, esse cômodo da casa é o mais sujeito a mofo. Lembre-se de abrir sempre as janelas após os banhos para que o ar circule e seque as paredes. Se tiver uma janela basculante, deixe ao menos uma fresta aberta o dia todo. Como o mofo se espalha rápido, é importante lavar as manchas assim que elas surgem. Use água sanitária e esfregue bem. Quando os fungos se proliferam, fica mais difícil combatê-los. As pedras de cânfora, giz ou carvão podem ser colocadas nas gavetas dos armários de banheiros para conter a umidade. Nesse caso, eles devem ser trocados com maior frequência.

ROUPAS
Roupas brancas podem ser lavadas com água sanitária para retirar o mofo. No caso das coloridas, meio copo americano de leite misturado em um litro de água resolve o problema. Depois de deixar de molho, lave a peça em água quente (não fervente). Usar sacos plásticos para guardar as roupas e os cobertores não é uma boa ideia -com exceção das embalagens a vácuo, que protegem contra os fungos. Uma boa opção é o chamado TNT, que deixa o ar passar e não abafa os tecidos. Uma fita de cetim pode fechar o pacote e identificar que peças estão guardadas. O TNT é vendido em lojas de embalagem e de tecidos.

2 comentários:

Kássia Reis disse...

Boas dicas. Gostei da idéia para tirar as manchas de mofo das roupas coloridas. Vou tentar!
Beijos!!

Delma disse...

E tenho peças brancas manchadas de mofo que ainda não consegui limpar.

Bjs