quarta-feira, 2 de março de 2011

Lugares–1946 - 1950

1-Uberlândia – Minas Gerais

DSC00297

Foto de Sergio Fonseca – Dezembro 2010

Nasci em Uberlândia, em 1946, terra ´do meu pai e dos meus avós. Meus pais, nesta época, moravam numa localidade chamada Cabeleira, no município de Rio Verde- Go e lá é que fui gerada. Aproximando a data do meu nascimento, minha mãe veio para Uberlândia e nasci no dia 10 de novembro de 1946, na casa da minha avó materna, com auxílio de uma parteira. No momento do meu nascimento, passava um Grupo de Congado em louvor à N.Sra do Rosário e uma tia que estava presente sugeriu que me colocassem o nome de Maria do Rosário. Minha mãe já havia escolhido meu nome através de uma revista. Meus pais retornaram para Uberlândia em 1958 e esta passou a ser minha cidade de nascimento, morada e predileção.

2- Rio Verde – Goiás

Vista Aérea de Rio Verde. Fonte: http://www.rioverdegoias.com.br/

Logo após meu nascimento retornamos para o Cabeleira, município de Rio Verde-Go, onde meus pais residiam.Meu pai tinha uma farmácia na beira da estrada sul goiana. Alí passei minha infância e deste período só me lembro de dois lugares. Uberlândia e Rio Verde. Vinhamos pelo menos uma vez por ano a Uberlândia. De caminhão, já levamos 4 dias para percorrer cerca de 300 km. Um dos rios (acho que Rio dos Bois) só se atravessava por balsa e as filas eram intermináveis. Depois de construídas as pontes contávamos com “Jardineiras” que gastavam umas 15 horas para fazer o percurso em estrada de terra. Do Cabeleira até Rio Verde eram 54 km. Iamos nas eleições, para meus pais votarem e ocasionalmente para passeio.

4 comentários:

Anônimo disse...

Delma
Quanta história linda e saudosa você tem para contar!Adoro este jeito seu,simples,mas sábio de contar as coisas.Você é demais!!!
Bjs
Regina Bernardes

Delma disse...

Fico escrevendo essas coisas bem pessoais e penso: quem vai se interessar por isto? Por outro lado, adoro escrever estes "causos" e acho que me ajuda com a memória.
Bjs

Kozel® disse...

Conheço a velha estrada sul goiana,e um córrego Cabeleira,mas a cidadezinha de Cabeleira deve ter mudado de nome,acredito que pode ser a atual Castelândia.Me lembro de ir de Barretos a Rio Verde de fusca nos anos 60,gastava o dia todo e o asfalto terminava no posto 80.
Vim parar no seu blog numa busca pela palavra japonesa Gambarimassu ,e,por coincidência,moro em Uberlândia,mas minha mãe é de Rio Verde.
Belo blog,abraço!

Delma disse...

Kozel
Na verdade não havia uma "cidade" chamada Cabeleira, era apenas uma localidade e nós moravamos a beira da estrada com vizinhos distantes uns dos outros . No entorno havia povoações com os nomes Riverlândia, Castelândia, Posto do Quinô, Posto Agropecuário onde estudavamos, etc.