terça-feira, 29 de março de 2011

Teatro Grande Othelo–Uberlândia

 

Uberlândia é  uma cidade peculiar pela sua própria contradição. Tem vocação para ser GRANDE em tantos aspectos e para ser pequena  em tantos outros.  Considerada o maior polo atacadista da América Latina, o  maior centro universitário do interior de Minas Gerais, e grande centro de tecnologia em Call Center, possui um Estádio de futebol com  capacidade para 75 mil pessoas, mas não possui um time competitivo e não possui nenhum  teatro.

O Teatro Municipal patina  na sua construção desde 1993 (8 anos).

O Teatro Rondon Pacheco, propriedade de uma escola estadual,  possui capacidade para apenas 346 pessoas,  e chamá-lo de Teatro é um ato de generosidade.

Nossa alternativa era o Teatro Grande Otelo, um antigo cinema, que foi reformado em 1985, mas que estava  longe de ser um bom Teatro. Foi interditado e fechado em 2002 (9 anos) até que, com o destelhamento ocasionado pelas chuvas, teve o restante das telhas retiradas e o local foi lacrado pela Defesa Civil. Sem o telhado para proteger as paredes das chuvas, provavelmente o prédio vai desabar.

É urgente avaliar a viabilidade do prédio  e, se a avaliação for favorável ao aproveitamento do que ainda está de pé, cuidar imediatamente de reerguer um espaço que “assegure a criação e manutenção de um acervo de Grande Othelo”, como propõe o MuDi (Movimento Cultura de Uberlândia.

Estive em São Luis-Maranhão e vi vários espaços culturais funcionando nos antigos casarões condenados ao destelhamento e desabamento, mas que foram salvos pela iniciativa de se fazer cultura.

Temos um lindo e majestoso edifício no centro da cidade, o Uberlândia Clube, que poderia se transformar num lindissimo teatro, chamado -  Sala Grande Othelo. (Que sonho lindo!)

Nossos grandes empresários bem que poderiam abraçar a causa cultural de Uberlândia, tornando se beneficiários da Lei Rouanet e ajudando nossa cidade a ampliar sua vocação para a GRANDEZA. 

Um comentário:

Fernanda disse...

Tia concordo em número, gráu e gênero com você! Uberlândia merece mais espaços culturais administrados e propostos pelo poder público.Isso faz parte das políticas culturais de uma cidade. E para quem pretende ser mega, quem pretende receber daqui há algum tempo, como o prefeito anunciou , para 2 milhões de habitantes, estamos à pé de teatro. E... a gente não quer só comida, a gente quer COMIDA, DIVERSÃO E ARTEEEE!!!