quinta-feira, 3 de março de 2011

Queijos XII

Carlos Henrique (Caíque), doutorando em música para cinema em Lyon, na França, provando e opinando sobre queijos e cervejas. - http://gourmetglutao.blogspot.com/

 

Montagnard des Vosges

“Ótimo queijo que descobri esses dias. 

Ele é feito na regiao da Alsace. 

O Montagnard des Voges também tem uma coisa legal : o leite usado para fazer o queijo vem de vacas que estao à 600m de altitude. Ou seja, ele é um queijo de "montanha". 

Ele é bem cremoso e tem um gosto forte, de leite... mas no fundo ele é meio defumado... muito bom, uma bela surpresa. 

Vale a compra

Coulommiers

Otimo queijo primo do Brie. O Coulommiers é originario da vila de mesmo nome, na regiao de "Île-de-France", ali nos arredores de Paris. Curiosamente, ele nao é mais fabricado na cidade de Coulommiers, e sim nos arredores. 

Ele é feito de leite de vaca cru, nao cozido e nao prensado... e tem, claro, a crosta mofada... 

Ele tem um gosto mais pronunciado que o Brie, e menos doce tb...  está entre o Camembert e Brie eu acho... ele tem um gosto bem longo (meio defumado tb), e é muito cremoso. 

Existe uma outra denominaçao, o Brie de Coulommiers, mas que nao é um AOC como o Brie de Maux... parece que so um fabricante usa essa denominaçao.... 

Um otimo queijo, vale a compra. 

 

Le Petit Montagnard de la dent du chat

Não encontrei muitas informações sobre esse queijo. Ele é fabricado na Savoie, com o nome de "Le Petit Montagnar de la dent du chat". Ele é feito com leite pastaurizado e é bem "gordo" (60% de gordura).
Ele é bem ácido, mas sua textura é bem cremosa e ele derrete na boca... nao tem um gosto tao interssante, vale a pena comprar se vc é curioso, se nao, compre outro.

Camembert

Clássico frances, que encontramos facilmente no Brasil também. O Camembert é fabricado na regiao da Normandia. Feito de leite de vaca cru, de massa mole e crosta mofada :). 

Otimo queijo, de gosto forte (dependendo de sua afinagem, mas ele é sempre bem pronunciado). Ele é bem cremoso dentro dessa sua casca firme e bem branquinha. Ele tem um gosto longuissimo.... 

O Camembert, foi "inventado"  na cidade de Camembert Ele é um AOC e AOP. 

Inúmeras maneiras de comer esse queijo. Claro, passando no pão, uma fatia antes da sobremesa, é uma das minhas preferidas : abrir a caixa de madeira ( ele é sempre vendido em caixa de madeira... encontramos em caixa de plástico, mas não é a tradiçao nem a norma mais corrente), tirar o queijo de dentro do plástico, recolocá-lo dentro da caixa de madeira, mas sem fechá-la. Dai é levar ao forno (à 180C°) por uns 20 minutos. A casca vai segurar o conteudo cremoso, dai é so abrir a parte de cima e comer como se fosse um fondue !!!  Bom demais... dá pra envolver com papel aluminio e colocar na brasa da churrasqueira ou da lareira também. 

 

Bleu de Brebis

Outro dia comprei esse ai : Bleu de Brebis

Primo do roquefort (que também é mofado por dentro, com essas ranhuras e  feito de leite de ovelha), mas de massa dura. Na verdade "bleu de brebis" é  um nome genérico para um queijo mofado como o roquefort, feito de leite igual ao  roquefort, mas que não é um roquefort como outros "bleus" que ja vimos aqui. 

Ele é bem mais leve que o roquefort... alem de feder menos e ter menos gosto, mas é bem gostosinho. Muda um pouco dessa coisa de comer queijos "azuis" de massa mole...

Vale a pena experimentar.” Caíque

Nenhum comentário: