terça-feira, 8 de março de 2011

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Em 1910, durante o 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, a alemã Clara Zetkin propôs que fosse designado um dia para a luta dos direitos das mulheres, sobretudo o direito ao voto.
Para compreender a escolha do 8 de março, remontamos ao dia 23 de fevereiro de 1917, 8 de março no calendário gregoriano. Naquela ocasião, as mulheres de Petrogrado, convertidas em chefes de família durante a guerra, saíram às ruas, cansadas da escassez e dos preços altos dos alimentos. No dia seguinte, eram mais de 190 mil.
Apesar da violenta repressão policial do período, os soldados não reagiram: ao contrário, eles se uniram às mulheres.
Aquele protesto espontâneo transformou-se no primeiro momento da Revolução de Outubro. A proposta de perpetuar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher foi feita em 1921, em homenagem aos acontecimentos de Petrogrado.
Mas, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, em decorrência dos interesses do poder no período, seu conteúdo emancipatório foi se esvaziando. No fim dos anos 1960, a data foi retomada pela segunda onda do movimento feminista, ficando encoberta sua marca comunista original. Em 1975, a ONU oficializou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. (Adriana Jacob Carneiro - Folha 8/03/20110)


Muitas atrocidades ainda são cometidas contra as mulheres.

No Afeganistão Bibi Aisha, 18, teve o nariz e as orelhas decepadas por seu marido -com autorização do Taleban- após abandoná-lo para fugir de sua violência.


World Press Photo


MARCO AURÉLIO CANÔNICO

"Essa foto pode se tornar uma daquelas que, quando alguém diz "sabe, aquela foto de uma garota...", você sabe exatamente qual é."

Foto de Jodi Bieber/TimeMagazine


Assim o fotojornalista David Burnett, presidente do júri do World Press Photo 2011, principal concurso internacional de fotografia, definiu a obra vencedora, um retrato da afegã Bibi Aisha, 18.Feita pela fotógrafa sul-africana Jodi Bieber para a capa da revista "Time", a imagem foi escolhida como a melhor de 2010 por um júri internacional de 19 pessoas (editores, curadores, fotógrafos) que incluiu a brasileira Marizilda Cruppe, fotógrafa do jornal "O Globo".

Entre os 55 fotógrafos premiados em nove categorias está o brasileiro Alexandre Vieira, do jornal "O Dia", que ganhou m12/02/2011enção honrosa na categoria Spot News (algo como "flagrante de notícia") pela sequência que mostra um tiroteio nas ruas do Rio

Folha de S.Paulo – Mundo 2 – 12/02/2011



Homenagem a todas as Mulheres
Veja o vídeo da musica com Elba Ramalho

2 comentários:

Anônimo disse...

Delma
Em pleno século xx1,ainda vemos a violência contra a mulher.Como são felizes as mulheres que são amadas e respeitadas pelos seus maridos,namorados ou companheiros!
Condenável a crueldade contra a moça do Afeganistão!
Bjs
regina bernardes

Delma disse...

E os brasileiros que não mutilam, matam. E quantos crimes tem sido cometidos! A mulher termina o relacionamento, o bandido vai lá e mata. Terrível!
Bjs