segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Pasquale Cipro Neto não é o autor...

Um e-mail com um texto com ditados populares corrigidos, tem sido repassado como se fosse da autoria do Prof. Pasquale. Leia abaixo o que ele fala sobre isso.

"Quem tem boca...

Pasquale Cipro Neto, colunista da Folha, afirma que sempre recebe elogios sobre textos que não escreveu --um deles creditado a um certo professor "Pascoale". "As pessoas ficam decepcionadas quando revelo que não sou eu o autor", diz.

Entre outros "ensinamentos", um Pasquale farsante explica na internet que "Quem tem boca vaia Roma", com o verbo vaiar, seria a formulação correta do ditado popular. "Eu nunca escrevi isso, não tenho nada a ver com isso. É uma bobagem monumental", afirma Pasquale, o verdadeiro.

"O pior é que as pessoas acreditam, não desconfiam de jeito nenhum", afirma o professor. "Acham que a internet é cartório e que, se está lá, está santificado."
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u509013.shtml

2 comentários:

Nelson Góes disse...

Olá, dona Delma, eu adorei o seu blog. Vim parar aqui procurando por Mole e Thomas. De cara fiquei abismado com um blogueiro citando fonte, coisa rara mesmo nos grandes. Como fui professor durante 10 anos da minha vida, pensei logo nos meus alunos e como poderia abusar do seu blog nas minhas lições. Não resisti e passei a fuçá-lo, conhecê-lo melhor e estou simplesmente adorando. Notei que ele é bastante pessoal, mas não pude deixar de incluí-lo entre os favoritos antes de pedir a sua permissão.

A respeito do texto aqui palestrado, gostaria de adicionar outrs ditados supostamente corrigidos pelo professor pasquale e também distribuídos como "tábua de leis", mas que nunca pude confirmar a autenticidade por fonte minimamente confiável. Segue:

1. "batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão". (não sabia que isso era um dito popular, achei que fazia parte de uma "poeminha");

2. "é a cara do pai em Carrara esculpido" (É a cara do pai escarrado e cuspido - plausível, mas sem fonte);

3. "quem não tem cão, caça como gato" (então não faz sentido usar esse ditado em situações em que se pede um improviso)

4. "corro de burro quando foge". (Cor de burro quando foge - se ele está fugindo, eu iria correr?)

O pior é que alguns jovens mais alienados quando lêem essas falsas verdades acreditam que acabaram de descobrir toda a verdade. Lamentável a atitudes de alguns.

Felizmente temos aí o seu blog para mostrar que nesse universo de informações irresponsáveis, nós acabamos por ganhar com a "grande rede".

Vou usar e recomendar.

Delma disse...

Sr. Nelson
Muito obrigada pelo seu comentário. Eles são importantes para nós, blogueiros, porque além de mostrar que alguém está nos visitando, significa também que nossas postagens fazem alguma diferença.Estes ditados "corrigidos" não são mesmo do Prof. Pasquale.
É verdade que é um Blog pessoal, mas minhas histórias são tão humanas e verdadeiras que tenho muito orgulho delas. Também fui professora e fico indignada com a irresponsabilidade que é um forte na rede. Repassar,repassar,repassar sem procurar saber se é verdadeiro, se é ético, se é seguro...
Que bom termos respostas assim como o seu comentário.
Obrigada e continue acompanhando e recomendando.