domingo, 28 de fevereiro de 2010

O Escafandro e a Borboleta

As Coisas que eu Amo - Cinema

No capítulo de hoje da novela "Viver a Vida", vi uma cena da Luciana, personagem que teve um acidente, tentando, na piscina, superar a paralisia. Daí, me lembrei deste filme incrivelmente maravilhoso e triste.
"Jean-Dominique Bauby foi um conhecido jornalista e escritor francês, editor da revista de moda Elle. No dia 8 de dezembro de 1995, aos 43 anos de idade, Bauby sofreu um grave acidente vascular cerebral e entrou em coma. Ao acordar, 20 dias depois, no Hospital Marítimo de Berck-sur-Mer, descobriu que perdeu a capacidade de se movimentar e de falar; podia apenas piscar o olho esquerdo. Em seguida, uma pálpebra do olho direito foi amarrada para não infeccionar. Nesta rara condição, conhecida como síndrome do encarceramento, os movimentos do corpo inteiro são paralisados, mas perfeitas faculdades mentais se mantêm.

Apesar de sua condição física, Bauby escreveu o livro O Escafandro e A Borboleta (a sua história a partir do acidente), com um método desenvolvido por sua fonoaudióloga: enquanto eram recitadas as letras do alfabeto lentamente na ordem decrescente , o paciente piscava a pálpebra esquerda quando a letra que queria era dita. Assim, quando ditava a pessoa tomava notas, não apenas palavra por palavra, mas ainda letra por letra. A partir de algum tempo, o assistente já deduzia palavras e frases inteiras com as primeiras poucas letras.
O livro foi publicado na França em 1997. Bauby morreu apenas dez dias depois, em conseqüência de uma pneumonia. Ele foi enterrado no Jazigo de família no Cemitério Père-Lachaise em Paris."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Dominique_Bauby

Esse filme é impressionante. Dizer algumas palavras usando apenas o olho esquerdo, já seria difícil, imagine escrever um livro inteiro.


2 comentários:

Cyntia disse...

Muito bom este filme, gostei!!!

Delma disse...

Tristissimo, mas impressionante pela determinação. Acho que eu não conseguiria.