quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Mario Quintana não é o autor

Mario Quintana, grande poeta, falecido em 1994, deixou um obra maravilhosa e enorme, composta de prosa e poesia, mas internautas teimam em atribuir a ele textos de outras pessoas. Internautas recebem estes textos, que trazem Quintana como autor, acham bonitos e repassam. Como eu venho, há muito tempo, confirmando autorias dos textos que recebo, assim que identifico a falsidade da autoria "abro a boca no trombone".
Já me disseram: se eu acho o texto bonito, não me interessa se a autoria é falsa ou verdadeira.
É, fiquei chata, admito, mas não vou compactuar com esse "crime virtual" de ficar atribuindo autorias falsas a mensagens, que, muitas vezes tem até autoria conhecida.

O texto "Deficiente' é aquele que não consegue modificar sua vida......
não é de Quintana é da Profª Renata Vilella http://floramarela.com.br/secao.12,sm.11.aspx

"Amadurecimento" - com o passar do tempo, nossas prioridades na vida vão mudando....não é de Quintana e continua com a autoria desconhecida. http://www.fabiorocha.com.br/mario.htm

"Um Dia ", poesia que Bruno e Marrone declamam num show não é de Quintana.

Os textos abaixo, atribuídos a Quintana, são de Martha Medeiros
Felicidade Realista
Promessas Matrimoniais
Sermão do Casamento (também conhecido como "Casamento na Igreja")
Sentir-se Amado
A Impontualidade do Amor
A Fita Métrica do Amor

http://emiliopacheco.blogspot.com/2006/07/os-falsos-quintanas.html

O texto "RELÓGIO DO CORAÇÃO"
Há tempos em nossa vida que contam de forma diferente. Há semanas que duraram anos, como há anos que não contaram um dia.... não é de Quintana, é de Alexandre Pelegi


"Vida, O Tempo e/ou Lição de Vida
A vida são deveres, que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas...
Quando se vê, já é sexta-feira
Quando se vê, já é Natal ....
Quando se vê, já terminou o ano .
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida .
Quando se vê, passaram-se 50 anos !
Agora, é tarde demais para ser reprovado ...
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho,
a casca dourada e inútil das horas ...
Seguraria o meu amor, que está há muito à minha frente,
e diria eu te amo...
Dessa forma, eu digo:
não deixe de fazer algo que gosta
devido à falta de tempo.
Não deixe de ter alguém ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá, será desse tempo que infelizmente...
Não voltará mais. (Autoria Desconhecida)


"Lambuze-se de Vida... Não coma a vida com garfo e faca, lambuze-se. Muita gente guarda a vida para o futuro. Mesmo que a vida esteja na geladeira, se você não a viver, ela se deteriora. é por isso que tantas pessoas se sentem emboloradas na meia-idade. Elas guardaram a vida, não se entregaram ao amor, ao trabalho, não ousaram, não foram em frente...O autor é Roberto Shinyashiki, livro "O sucesso é ser feliz"

"O laço e o abraço"
Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço… uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço... Autora: Maria Beatriz Marinho dos Anjos.

"Se for"
Se for pra esquentar, que seja no sol./Se for pra enganar, que seja o estômago.Se for pra chorar, que se chore de alegria.... Autoria Desconhecida

http://pt.wikiquote.org/wiki/M%C3%A1rio_Quintana

"O título do e-mail começa com "Enc: Fw: Fwd: En:", sugerindo que o material já frequentou um bocado de caixas de entrada.
O conteúdo pode ser um texto motivacional, uma história engraçadinha ou uma crítica virulenta ao governo. Mas o autor, quase sempre, é um escritor consagrado. Bem, não exatamente. Vítimas habituais da atribuição indevida de autoria de textos na internet, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Mario Quintana não podem mais se defender." (RAFAEL CAPANEMA da Folha de S.Paulo.)

.

3 comentários:

Anônimo disse...

Delma
Vou continuar mandando os emails que achar interessantes.Pode pesquisar a vontade.Os que não forem verdadeiros é só você retificar .Bjs.
Irene

Emilio Pacheco disse...

Obrigado por visitar meu blog. Leia também este outro texto, acho que você vai se identificar com ele:

http://emiliopacheco.blogspot.com/2008/11/de-novo-as-falsas-autorias.html

Delma disse...

Gente,
Acho que devemos perseverar!
Vamos dar um basta a esses loucos que rodam pela Net e falsificam tudo, tentam enganar td mundo Mas nós não vamos deixar, estaremos alertas sempre.
Bjs