segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Carnaval na França - Mardi Gras e o Crepe

Renata e Marcelo fizeram no apartamento, um "Baile de Carnaval" com músicas brasileiras para esses 8 anjinhos que aparecem sentados no sofá. As músicas foram coreografadas pela Renata que colocou a turminha prá dançar, confeccionaram máscaras e entre as comidinhas não faltou o crepe, respeitando a tradição francesa de comê-lo no Carnaval.

"Os franceses têm centenas de histórias ligadas aos crepes, que surgiram no tempo dos romanos, passaram pela época dos primeiros cristãos e resistiram inalterados na sua forma e composição até os tempos modernos. Hoje, é valorizado como o prato do bom humor e da cordialidade.

Em torno deles existem engraçadas superstições que animam as noites frias em que costuma servi-los. Uma delas é o hábito de levar cada convidado a preparar o seu, formulando um desejo antes de jogar o crepe para o ar. Se cair aberto e do lado certo, o desejo será imediatamente atendido. Caso contrário, só poderá voltar a ser formulado no inverno seguinte. Outra, é tentar jogá-lo para o ar, segurando a frigideira apenas com uma das mãos, mantendo a outra ocupada com uma moeda de ouro. Se cair certinho, serão garantidas ao felizardo equilibrista melhores oportunidades e riqueza.

Essas superstições têm origem na Idade Média. Em muitas regiões os camponeses tinham o costume de deixar um crepe aberto na cozinha para atrair sorte e afastar o fantasma da fome.
Assim, no Mardi Gras, (terça-feira gorda) o ultimo dia que antecede a Quaresma, existe o hábito de fazer e comer crepes."
Fonte: http://transparencias-handlewithcare.blogspot.com/2009/02/chandeleur-dia-de-crepes-em-franca-e.html

A Espanhola e o Mágico, meus netos. Precisa magia maior?




3 comentários:

Ateliê de Sonhos Fantasias disse...

AIII que fofos!!!!
Quero essas fantasias pro Ateliê!!
HEHEHEHE
Beijinhos priminhos lindos
Claudia

Delma disse...

Oi Luisa
Adorei te ver aqui.Esses seus priminhos são mesmo lindos né? Eles se parecem muito com a avó.
Bjs

Cyntia disse...

Delma,
Fico muito orgulhosa pela mãe maravilhosa que a a Rê é...
Só ela mesmo para fazer as crianças curtirem todos os momentos comemorativos daqui do Brasil... isto é muito bacana!!!
Adorei as fotos...
Bjim