terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Queijos IV

Caique continua experimentando queijos e dando sua opinião.

“O inevitavel aconteceu : comi um queijo muito ruim.... mais cedo ou mais tarde isso ia acontecer...

Livarot

Por Carlos Henrique

O queijeiro falou que esse queijo era de gosto forte, e vinha lá da Normandia (terra da Amelie, que mora com a gente, e terra de otimos queijos e cervejas).... entao comprei...

Senti o cheiro: cheiro de curral... normal, em vinho a gente acha esse cheiro e tudo bem... quando comi viajei no tempo e voltei pro Joao Homem (fazenda da minha familia) e as guerras de cocô de vaca com os primos (criança tem cada maneira de se divertir ): literalmente o queijo tem gosto de bosta de vaca. Eu como de tudo, mas esse eu pirei, o gosto nao saía da boca (e ainda nao saiu), o cheiro da mão ainda nao saiu... eu bebi água e comi outros queijos para melhorar.... mas, nao vai dar nem para cozinhar com esse queijo...

Perguntei para um amigo francês que gosta de queijo se ele conhecia esse tal de Livarot e ele falou que sim e que ele tinha gosto forte... gosto forte tem o Munster (que vou postar aqui depois), gosto forte tem o Roquefort, e por ai vai... esse tem gosto de merda mesmo.

O pior é que o queijo é um AOC !!

Sou um cara animado e como de tudo, não sei se dei azar, mas esse queijo estava bem ruim... nao passo nem perto nunca mais, muito, mas muito ruim...

Chèvre Cendré

Nessa historia de experimentar queijos a gente acaba se deparando com coisas muito boas, e essa descoberta, o Chèvre Cendré… quando vi o queijo nao tive vontade de comprar, porque ele é bem feio, cheio de mofo preto e branco... Como de tudo, mas pra esse ai eu afinei.... mas o argumento do queijeiro me convenceu e acabei comprando (ele falou q esse queijo ele nao coloca na vitrine, que é pra sobrar pra ele hehehe e q o que ele guarda é uma reserva especial... como nao comprar ?)

na verdade ele parece um donut e tem um buraco no meio

Rapaz.... rapaz... rapaz... que queijo bom, fácil um dos melhores que comi por aqui.... a textura dele é muito boa... pouco gorduroso, mas untuoso... por dentro ele tem uma cor marfim.... nao cheira forte (pelo menos, por enquanto ) e tem um gosto fino... a textura na boca me impressionou, finissimo... ele derrete na boca... gosto fino, nem forte nem fraco, muito bem equilibrado....

E o mais impressionante : ele é feito de leite de cabra (como já disse, eu sou sempre resistente a queijo de cabra... mas tenho mudado esse preconceito)

Esse queijo entra no meu top 5 facil...

Bleu du Cantal (sem referencia mesmo...). Nao encontrei nada sobre ele... provavelmente deve ser um queijo de pequena produçao, e bem local.

A massa dele é bem pesada e um pouco "melada", ele é bem denso... mas tem um bom gosto de "bleu". Mas acho que vou acabar usando para cozinhar.

Carlos Henrique (Caíque), doutorando em música para cinema em Lyon, na França, provando e opinando sobre queijos e cervejas. - http://gourmetglutao.blogspot.com/

Nenhum comentário: