quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Aniversário da Renata

 

Festa famiia 2010-12-12 009

Renata comemorou seu aniversário no dia 7 de dezembro  com parentes e amigos na Hippo Pizza.

PC070100PC070098

PC070088PC070091PC070095PC070096PC070107PC070084

Marcelo, mesmo sob forte nevasca, ainda conseguiu enviar flores e uma farta cesta de cafè para a sua amada Rê.

PC070085PC070086

PC070109

Apesar de estar morando fora do Brasil há 10 anos, Renata mantém o círculo de amizades que possuía aqui. Portanto, os amigos fiéis e queridos também compareceram para abraçá-la.

Sempre que uma pessoa se muda de um país para outro, ela vai, aos poucos, assimilando os costumes, as crenças, os valores, a língua do novo país.  Acontece a “aculturação”. Com a Renata ocorreu uma “aculturação às avessas”. Os franceses com quem ela convive lá na França é que estão aderindo cada vez mais à cutura brasileira.

Na Copa do Mundo, os amigos franceses não só “vestiram a camisa”, como  torceram pelo Brasil  e contra a Argentina também. E reparem o que eles comiam: pão de queijo.

DSCF9661o A comemoração de aniversário com convite temático, mesa decorada, lembrancinhas, recreação não era um hábito dos franceses que se limitavam ao Bolo e ao Parabéns. Renata usou  toda sua criatividade para encantar os amigos franceses com os aniversários bem originais de Hugo e Bianca. Hoje, já está se tornando uma prática comum entre eles  as comemorações semelhantes às nossas.

DSCF9992

A Goiabada com queijo  já tem adeptos. Sempre levam  um casal Romeu e Julieta, antecipadamente  encomendado, na bagagem. Além da Farinha de Mandioca que já é preferência assumida por alguns.

Ao se despedir de uma família de amigos franceses, Clèmentine a filha do casal pediu:  Renata, quando você voltar, traga pão de queijo prá mim.

A mesa posta, forrada, com todos os utensílios que habitualmente usamos, sem descartáveis, vai devagarinho sendo copiada por aqueles que frequentam as reuniões organizadas pela Renata.

Romaria 001

Mas Renata aderiu a um hábito francês e o exerce com maestria. As reuniões em casa. Porque lá não  tem essa história de amigos se juntarem e irem pra barzinhos como aqui.  O pessoal gosta de reuniões em casa. E não tem a menor pressa de ir embora. Chegam com  o vinho, alguns petiscos e se facilitar eles só vão embora no dia seguinte.

Europa 792

Bom mesmo é a mania dos franceses de fazerem pic nic nos inúmeros parques de lá.  E, felizmente a Renata adotou também este hábito, experimentado até por nós.

Parabéns Renata. Continue ensinando para… e aprendendo com…os franceses.

Nenhum comentário: