sábado, 18 de dezembro de 2010

Queijos III

Caíque tem comido queijo demais e não pára de postar suas importantes opiniões. Estou aprendendo muito com ele. Vou reproduzir aqui mais umas tantas informações que ele publicou.

 Tomme de Montagne.

Por Carlos Henrique

“Queijo feito na Haute-Savoie (lá em cima das montanhas da Savoie). Ele é feito com queijo cru de vaca, logo após a ordenha. O queijo tem uma casca cinza, mas podendo ser um pouco avermelhada tb, dependendo da afinagem... ele tem um gosto bem fino, frutado e é mais untuoso que o Tomme de Savoie "classico"... o Tomme de Montagne tem um gosto bem longo, e uma textura quebradiça.
Para quem encontrar esse queijo (que tem época para comer, nao é possivel comprá-lo durante o ano todo) vale a pena experimentar.

Chaource.

Bom queijo de leite de vaca da região de Champagne (como diria o queijeiro, ali perto da Eurodisney ).
O queijo é de massa mole, um pouco mais firme no centro e um pouco mais mole nas beirada, de ótima texura... mas ele estava um pouco picante no final (sinal que ele está um pouco velho, ou começando a envelhecer)... Li que a boa época de degustar esse queijo é entre julho e outubro. Entao faz sentido ele estar um pouco mais "afinado"....
Bom queijo.

Gaperon.

Queijo de leite cru de vaca e de forma engraçada (que se deve à maneira como ele é "prensado"... dentro de um pano). A cor da massa também é curiosa (sobretudo a "casca")... mas isso é por causa do material que ele é feito : a BabeurreBabeurre é o liquido que sobra (a Gape) do processo de fabricaçao da manteiga. E para dar gosto à mistura, os fabricantes colocam sal, pimenta do reino (as sementes quebradas) e alho. Ele fica "curtindo" entao dentro do pano perto da chaminé.
O queijo é muito bom, mas por esse carater bem salgado, ele deve ser otimo  acompanhando um bom presunto cru, ou presunto defumado. Ele deve ser bom também como tira gosto (a gente quase sempre come queijo no café da manha aqui em casa, entao ele  destoou do resto).
Ele é fabricado na Basse-Auvergne, que corresponde ao departamento do Puy-de-Dôme.
Um bom queijo, e bem diferente do que a gente está  acostumado a comer.”

Carlos Henrique (Caíque), doutorando em música para cinema em Lyon, na França, provando e opinando sobre queijos e cervejas. - http://gourmetglutao.blogspot.com/

Nenhum comentário: