domingo, 26 de dezembro de 2010

Cervejas II -

Ótima cerveja belga da Brasserie St Bernard.

Por Carlos Henrique.

Ela tem uma cor marrom, bem turva. O creme é o que mais me impressionou : otima espessura e transição... além do ótimo sabor e textura. O aroma desenvolve com o tempo, o que é genial em uma cerveja. Ela tem uns tons de pera, abacaxi e um fundo torrado. Não sentimos o álcool logo de cara, e olha que ela é bem alcóolica :10%. A cerveja é bem encorpada e bem cremosa. A Bernardus Abt 12 é bem equilibrada na boca, mas um pouco adstringente no fim...seu unico "defeito" é ter o final médio para baixo... o gosto nao fica muito tempo na boca, na verdade fica um tempo "médio".
Se eu nao me engano ela é uma cerveja de dupla fermentação, sendo a segunda (com adiçao de açúcar e fermento) na garrafa. De tradiçao Trappiste "Abbey Ale".
Nota segundo a maneira Brejas de avaliar (0,5 - 5) : 4,4
Vale lembrar a dica de tomar na temperatura certa (entre 6 e 10 graus), pq comecei a tomá-la gelada (uns 3 graus) e os aromas nao se desenvolvem direito, além do frio esconder o gosto também...
Uma ótima cerveja, vale a compra.

Eku 28

 

Uma cerveja que gosto muito, e uma das primeiras que tomei quando cheguei na França. Ela é forte e encorpada, do jeito que eu gosto.
Eu gosto muito dessa cerveja. Ela é bem alcóolica, mas não sentimos o álcool no gosto. Mas ele sobe rapidinho, rapidinho.
A Eku 28 é uma cerveja alemã, da região da baviera. Ela é uma AOP (Apelaçao de Origem Protegida) e é fabricada pela Kulmbacher Brauerei Aktien-Gesellschaft.
Tipo : Doppelbock
Cor : alaranjado bem escuro
Textura : a cerveja é bem "transparente" e untuosa. Varias bolhas.
Aroma : um cheiro de caramelo muito gostoso
Sabor : bem longo. Depois de um tempo ele fica um pouco doce. Bem equilibrado, com o lupulo e o malte bem presentes... uma delicia de cerveja. Nao se sente o álcool.
Fermentaçao : baixa
Alcool : 11%
Nao tomar muito gelada, pois ela perde todo o seu aroma. Tomar entre 5 e 7 graus.
Nota (segundo a maneira de avaliar da Brejas.com.br 0,5 - 5) : 4.

Carlos Henrique (Caíque), doutorando em música para cinema em Lyon, na França, provando e opinando sobre queijos e cervejas. - http://gourmetglutao.blogspot.com/

Nenhum comentário: