terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Julian Assange–WikiLeaks

WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.

Julian Assange, o homem que está provocando calafrios à diplomacia norte-americana, nasceu em Townsville, na Austrália, em 1971. Hoje, com 39 anos, este jornalista é uma das figuras mais polémicas do planeta, ao revelar ao mundo documentação secreta sobre os Estados Unidos no seu site Wikileaks.

Assange iniciou o WikiLeaks em 2006, criando o que seria uma "caixa de correio morta" onde fontes podiam fazer chegar informação anonimamente. "Para manter as fontes seguras, distribuímos e movemos pessoas e telecomunicações por todo o mundo", disse Assange numa recente entrevista à BBC.

Certo é que, quem o conhece, descreve-o como intenso,  e capaz de trabalhar horas a fio, muitas vezes sem parar para comer. É defendido pelos que destacam a sua dedicação à liberdade de informação e criticado pelo que os acusam de por em risco as vidas de várias pessoas ao tornar pública essas informações

No passado, a Wikileaks publicou material secreto de vários países. O seu destaque, porém, surgiu depois de  ter divulgado, em abril,  um vídeo de um ataque norte-americano no Iraque.

Esse vídeo foi divulgado junto de  um lote significativo de documentos sobre a Guerra no Iraque, a que se seguiu outro sobre a Guerra no Afeganistão. 

A divulgação dos 271 mil documentos confidenciais e secretos do Governo norte-americano é considerada a maior  da história.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/wikileaks-conheca-o-responsavel-pelo-escandalo

Julian Assange, foi detido nesta terça-feira pela manhã pela polícia de Londres e levado ante o tribunal em função de uma ordem de prisão das autoridades suecas por suspeita de estupro, anunciou a Scotland Yard em um comunicado, mas o site já anunciou que prosseguirá com a difusão dos documentos que enfurecem os a Estados Unidos..

O australiano, de 39 anos, cujo site está publicando milhares de telegramas diplomáticos confidenciais dos Estados Unidos, foi detido ao se apresentar à polícia às 9h30 locais (7h30 de Brasília). Em seguida, ele compareceu numa audiência com um juiz de primeira instância no tribunal de Westminster, no centro da capital britânica.

A justiça determinou que Assange ficará detido até o dia 14 de dezembro.

A polícia detalhou pela primeira vez as acusações contra Assange das autoridades suecas: "uma acusação de coerção ilegal, duas acusações de assédio sexual e uma de estupro, todas elas supostamente cometidas em 20 de agosto.

Os Estados Unidos, que consideram o fundador do WikiLeaks seu inimigo número um, celebraram a informação.

"Ainda não haviam me falado, mas parece uma boa notícia", declarou o secretário de Defesa, Robert Gates, ao ser questionado pela imprensa em sua chegada a Fort Connolly, uma base militar americana situada no leste do Afeganistão.

Assange

Nenhum comentário: