quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Festa da Família II - Fernanda

Fernanda e a Árvore

Fernanda é minha sobrinha e sempre tive uma sintonia absurda com ela. Quando ela nasceu eu tinha 17 anos e apesar de já ser tia desde os 14, foi com a Fernanda que eu convivi mais. Foi a única sobrinha que ficou morando aqui em Uberlândia. E a partir dos seus 2 anos mais ou menos, ela mostrou uma capacidade de memorização impressionante. E aí…dá-lhe informações. Ela aprendia tudo. Ensinei histórias, parlendas, a declamar, cantar, e…a representar (se é que alguém ensina isto). Só não ensinei a dançar. E exatamente a dança foi o caminho que ela escolheu. Olha o tamanho da minha influência. Daí, mudou-se para Belo Horizonte e se juntou à turma dos sobrinhos ausentes. No final de ano, meus irmãos vinham com as famílias para as Festas. O Natal era na minha casa e enquanto minha mãe cuidava da ceia eu cuidava da apresentação das crianças . As sobrinhas Laurister, Angela, Fernanda e Claudia tinham a maior disponibilidade para os ensaios e participação. Eram os teatrinhos com temas natalinos, jogral, coral, etc.

Fernanda não pode comparecer à nossa Festa da Família deste ano, porque coincidiu com o dia da apresentação do Uai Q Dança, então ela gravou este vídeo para mim.

Veja o vídeo e eu conto a história da Árvore.


Eu não me lembro dessa história de jeito nenhum, mas segundo elas eu as preparei para declamarem uma poesia. A Fernanda diria o título, o autor e a primeira estrofe. Na sequência, Laurister, Angela e Cláudia declamariam suas respectivas estrofes. Na hora da apresentação, a Fernanda, pomposamente, ( ela era bem dramática e metida) disse o Título, o Autor e esqueceu sua primeira estrofe. As primas e o público que assistiam (família e agregados) ficaram esperando. Ao invés de confessar que esquecera sua parte, ela ficava repetindo indefinidamente o Título e o nome do Autor. Procurei na Net se tem uma poesia chamada “Árvore” de Olavo Bilac, e encontrei “Velhas Árvores”. Será que foi esta? Sendo esta ou não, peço a Fernanda que repita 100 vezes esta estrofe …

“Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas... “

Só assim ela ficará curada deste trauma de infância que felizmente não impediu que ela se tornasse a grande estrela que é. Temos o maior orgulho da sua trajetória artística e cultural na nossa cidade. 20 anos promovendo Arte e Cultura é coisa linda de ver e sentir.

Parabéns, Fernanda e Obrigada. Te amo muito. Sua homenagem foi linda!

5 comentários:

Anônimo disse...

Delma. Puxa? Vc testou o coração da Fernanda para ver se está em forma? Parabéns a ambas vcs merecem. Beijos, Euripedes.

Anônimo disse...

Oi tiaaaa. estou chorando tanto. Te amo muito tia e sou grata por cada lenda, parlenda, e poemas que me ensinou! Isso é para sempre, para a eternidade sabe? Não tem preço nenhum.
Beijos gratos!
Fernanda

Anônimo disse...

DELMA,
fiquei emocionada com o vídeo e tb com suas palavras explicando tudo. Fernanda é uma delicadeza, uma sensibilidade que transparecem em seus olhos. As outras sobrinhas também, pois essa família, toda linda, tem além dessas qualidades um grande senso de humor, o que une mais e mais! É a famosa e preciosa inteligência emocional, né?
Beijão, Alcy (encantada com a ligação e afinidade que há entre todos Vocês!)

Iara Fonseca Schmidt disse...

Também fiquei super emocionada !!! O video da mamys ficou lindo e concordo com ela, você é uma agreadora mesmo Tia Delma!

Sempre que minha mãe me contava essa historia do poema, da arvore, do olavo bilac, das sobrinhas, do Natal na sua casa, dos poemas e jograis... Ficava desejando poder ter vivido esse tempo! Obrigada por nos agregar :)

Beijos emocionados e gratos,

Iara

Delma disse...

Ai gente!
Isso é tão bom. Aquece o coração da gente, faz sentir que a vida vale a pena.
Obriiiiiiiiigada!
Bjsssssssssssss!