segunda-feira, 5 de outubro de 2009

05/10/2009 - Ética brasileira

O Caderno Mais da Folha de São Paulo de ontem (domingo) fez um Retrato da Ética no Brasil.
Vou destacar alguns fatos e opiniões.

1 --Para Plínio Fraga, ninguém é inocente.
A pesquisa DataFolha revela que 83% dos entrevistados admitiram prática ilegítima como: colar em provas, não devolver troco que recebeu a mais, passar sinal vermelho, parar carro em fila dupla, sonegar impostos, comprar produtos piratas, contrabando comprar, baixar música e filme da Internet sem pagar.

Lima Barreto (1881-1922) já concluira: "Um povo tem o governo que merece".

2 --A Reportagem da Folha Criou um personagem criada digitalmente com foto e conseguiu uma Carteira de Motorista com papel falsa original, do tipo papel-moeda, em São Paulo por R $ 1.500,00
Um fraudador conta com quatro pontos onde pode conseguir uma Identidade falsa. Estes quatro pontos ficam na Praça da Sé, Rua Barão de Itapetininga, 24 de Maio e não Largo 13 de Maio. Na Rua Santa Ifigênia Cds são vendidos com dados pessoais de qualquer cidadão e senhas de acesso à base de dados de segurança de orgãos e aos cadastros de empresas de telefonia fixa e móvel.

3 --Paradoxos Morais

O que você reponderia nestes experimentos mentais propostos por Marc Hauser?
a-Você está numa locomotiva desembestada, Cujo maquinista desmaiou. 5 pessoas Serão atropeladas.Você tem a opção de desviar o trem e Atingir uma única pessoa. O que você faz?

b-Você está sobre uma ponte e avista um trem que vai atropelar 5 pessoas. Ao seu lado que tem um gordo, lançado sobre os trilhos, pararia salvaria uma locomotiva e os 5 Caminhantes. Você atira o Gordo nos Trilhos?

Hélio Schwartsman conclui: Decididamente, não é fácil ser humano.


Estes experimentos mentais propostos por Marc Hauser ilustrados también pelo vídeo abaixo, que termina com uma conotação religiosa. E fica outra pergunta? É suficiente?

2 comentários:

Danilo disse...

"Um povo tem o governo que merece."
Uma grande verdade, não!?

Os Experimentos Mentais propostos por Marc Hauser me intimidaram...
Eu hesitei e acabei sem resposta.

Eu me pergunto se teria eu o direito de escolher alguma das duas opções..

Delma disse...

Danilo
As encruzilhadas com que nos deparamos pela vida afora é que nos leva a concluir que "Decididamente, não é fácil ser humano"
Bjim