quarta-feira, 21 de outubro de 2009

21/10/2009 -As coisas que eu Amo -Cinema Paradiso


Cinema Paradiso
Numa pequena cidade da Sicília, o garoto Salvatore ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo , o projecionista.. Salvatore, que se tornou um cineasta de sucesso, recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido. Ele se entrega às lagrimas ao fazer uma conjunção entre sua infância e adolescência. Alfredo lhe deixou de presente um clipe com todos os cortes das cenas de beijos, que era obrigado a retirar por ordem do Padre Adelfio. Belas e talentosas atrizes ao lado de grandes astros do cinema áureo holliwoodiano, desfilam em cenas ininterruptas como colagens de recortes de quadros retirados de uma fita de 35mm.
Este filme italiano de 1988 é uma obra prima. Tudo é muito familiar para mim. Eu tinha apenas 14 anos, quando fui trabalhar no escritório do Cine Uberlândia. Convivi com o exercício ritualístico das cabines de projeção, hoje obsoletas, onde o operador fazia cortes, emendas nos rolos de celulóide guardados em latas, que iam se deteriorando a cada exibição. O filme mostra exatamente como isto se processava.



No vídeo abaixo, Andrea Bocelli apresenta Con te partirò, que não faz parte da trilha sonora do filme, mas o clipe da música utiliza cenas do filme Cinema Paradiso



6 comentários:

Unknown disse...

Delma, amei os videos, me transferi até a adolescência..., além da música de Andrea Bocelli que é divina, literalmente!Obrigada por nos brindar com obras primas desta grandeza!!!

Anônimo disse...

Tb esse filme faz parte das coisas q amo. Tenho o filme continuação na sua totalidade.Vc precisa ver cantado por Josh Groban é lindo. Bjus
Maria Alice

Anônimo disse...

DELMA, "Cinema Paradiso" é um cult sem a menor dúvida. Tem direção impecável (Tornatore) atuações de grandes atores como Noiret, Salvatore Cascio (Totó - criança). Sem falar no charmosíssimo Jacques Perrin (adulto). Agora a música emocionante, maravilhosa de Enio Moriconi, recorrente na história toda... Bem tudo isso faz com que CParadiso seja imortal! Bom gosto, hein, garota? Beijocas Alcy

Delma disse...

Eu tenho um lista de filmes inesquecíveis e postarei a medida que for encontrando vídeos deles no Youtube.
Obrigada pelo carinho
Bjs

Anônimo disse...

"Cinema Paradiso" - Cenas inesquecíveis, música maravilhosa e me fez emocionar... mto bom!!!
Bjim,
Cy

Delma disse...

Queridas
Não podemos perder a capacidade de nos emocionar.
Bjs