quinta-feira, 22 de outubro de 2009

22/10/2009- Meus Avós Paternos

Meus Avós Paternos

Modesta Querubina do Amaral e Absalão Fonseca e Silva
Casaram-se no dia 27/11/1880.
Minha avó, Modesta era a filha de Maria Cezaria e Antônio da Silva Camargo (Ver Postagem de 10/10/2009)
Na foto, tenta esboçar um sorriso e parece feliz. Não sei muito sobre ela.. Sei que depois de morar um tempo na Fazenda do Buriti, mudou-se com a família para a cidade. É possível que fosse alfabetizada, porque Chico Fonseca, irmão do meu avô Absalão, mantinha uma escola na Fazenda.
Acredito que o comportamento de uma mulher no início do século XX repetisse o mesmo modelo da mãe que vivera no final do Sec. XIX. Talvez a Primeira Guerra Mundial (1913-1918) possa ter tornado a mulher mais prática e mais ativa. Porém, aquela situação da mulher como propriedade do marido perdurava.
Meu avô, Absalão, filho Francisca Maria de Jesus e Manoel da Fonseca e Silva (ver postagem de 15/10/2009) é citado no livro de Tito Teixeira, como proprietário de um excelente sítio na Fazenda do Buriti. Não sei se isso procede. Meu pai dizia, que ele era condutor de carro-de-boi e transportava mercadorias da fazenda para a cidade e vice-versa.
Tiveram 13 filhos. Um dos filhos morreu, ainda garotinho, num acidente doméstico. Seus outros 12 filhos eram: Laurindo, Maria, Orozimbo, Antônio, Manoel, Querobino, José, Rosa, Izaura, Jorge, João e Walter.
-Jorge era o meu pai.
-Meus tios Orozimbo e Walter moraram um período em nossa casa em Goiás.
-Tio Laurindo era o mais velho e morava na Rua Duque de Caxias.
-Os tios Antônio e Manoel tinham pequenas fazendas aqui no município. Tio Antônio era uma figura pitoresca. Ficava sentado numa cadeira de balanço numa varanda da casa e conseguia ficar horas contando piadas. Nunca vi um repertório daqueles.
-Tia Maria, eu não conheci. Ela morava no Rio de Janeiro e teve uma família numerosa.
-Tios Querobino e José também, não conheci.
-Tia Isaura, doce, frágil, muito amada e cuidada pelo filhos tinha uma casa cheirosa, extremamente limpa, que me encantava. Foi mãe de muitos filhos, entre eles Regina e Cristina, internautas como eu.
-Tia Rosinha era minha madrinha de crisma e o porto seguro dos irmãos. Era uma mãezona de todos. Cuidou de sobrinhos, de irmãos e também foi cuidada.
Eu não conheci meus avós e, enquanto meus pais eram vivos, se eu tivesse o interesse que tenho hoje pela história familiar, talvez eu pudesse ter registrado coisas bem interessantes sobre todos eles.
Fontes: Minha memória e relatos dos meus pais.
Veja postagens anteriores: Minhas Hitórias 10/10 e 15/10/2009.

2 comentários:

Cris disse...

Tia Delma,
Adorei todas estas historias de familia !! Como eu já havia lhe falado antes, estou montando um album com fotos e historias de nossa familia. Estes textos vão enriquecer muito o meu album. Ainda estou no começo, tem muita coisa para incluir ! !
Por favor continue com esta disposição, afinal, não podemos deixar que nossa historia fique perdida no tempo!
Um grande abraço
Sua sobrinha, Cris

cris.fonseca@yahoo.com.br

Delma disse...

Cris
Vou continuar sim. Estou rascunhando e continue acessando que logo eu publico mais histórias. Ainda tenho muitas prá contar.
Bjs