quinta-feira, 15 de outubro de 2009

15/10/2009 - Meus Bisavós Paternos II

-Meus Bisavós Paternos


Francisca Maria de Jesus e Manoel da Fonseca e Silva




A fotografia chegou no Brasil em 1840 e até chegar aqui na região deve ter levado um bom tempo. Imagine que novidade! No Sec.XIX posar para uma fotografia era um grande acontecimento. As pessoas colocavam as melhores roupas e construiam uma auto-representação da forma como queriam ser vistas e lembradas. Assumiam uma expressão de calma e felicidade para dar distinção à foto.

Meu bisavô se apresenta compenetrado e circunspecto, mas a Bisa...... Me comove ver tanta tristeza nos olhos dela. Por que ela esconde os cabelos? Essa expressão facial que puxa os cantos dos lábios para baixo, remete à insatisfação e estado de angústia. Seu traje não sugere vaidade, além do fato dela ser destituída de beleza física. O que afligia esta mulher?

Posso estar imaginando coisas. Talvez ela tenha sido uma mulher feliz e de bem com a vida. E eu nem tenho conhecimento e competência para analisar personalidades através de fotos.

O que eu sei é que meu bisavô Manoel era apelidado de Teteca e veio de Carmo do Cajuru para Udi, já casado com minha bisavó Francisca. De novo, reforço a questão do nome das mulheres que não tinham sobrenome de família até se casarem, quando acrescentavam o sobrenome dos maridos.

Procurei informações sobre meu bisavô Manoel e em junho de 2.000, recebi correspondência do Prof. Oswaldo Diomar de Carmo do Cajuru, que se dedica ao estudo da genealogia das famílias da região.

Ele informa que o Capitão Antônio da Fonseca e Silva, vindo de Portugal e casado com Josefa Maria de Jesus (repare no nome) residia em Cláudio-MG. O casal teve vários filhos que se espalharam por toda a região.

Agora em 2018, no site familysearch.org , encontrei mais nomes ligados ao meu bisavô Manoel Fonseca e Silva. Seriam meus Pentavós. Portanto, Manoel da Fonseca e Silva e Catarina Alves, falecidos em 1760 seriam os pais do Capitão Antonio da Fonseca e Silva e Francisco Lopes do Nascimento e Catarina Antônia de Jesus seriam os pais  de Josefa Maria de Jesus. 

Entre os filhos do Capitão Antônio da Fonseca e Silva, Francisco da Fonseca e Silva casado com Tereza Clara da Silva residia na Fazenda da Cachoeira no município de Claudio ao lado do Rio Pará. Faleceu em 1860 e seu inventário está em Oliveira-MG. Neste inventário consta 16 filhos. Um deles é Manoel da Fonseca e Silva, casado com Francisca Maria.

Mais uma vez minha bisa me faz refletir. Se ela veio de Carmo do Cajuru com meu bisavô, deixou para trás os pais, irmãos, outros parentes e a certeza de que nunca mais voltaria a vê-los. Imagine 400 km sem estradas e no lombo de cavalo. Para uma família era uma viagem sem volta.

O professor Oswaldo Diomar menciona uma irmã de Manoel - Maria do Carmo casada com Francisco Gomes de Meneses .

Manoel e Francisca tiveram vários filhos Consegui saber os nomes de alguns:

1-Absalão Fonseca e Silva nascido em 31/08/1861, casou-se no dia 27/11/1880 com Modesta Querubina do Amaral (filha de Maria Cezaria e Antônio) .São os meus avós.

2-Maria (Maricota) casou-se no dia 27/11/1880 (mesmo dia do irmão) com Honório Marra da Silva, que foi vereador, Juiz de Paz e Delegado de Polícia em Uberlândia.

3-Modesta Augusta casada com João da Fonseca e Silva, filho de * Joaquim da Fonseca e Silva (Bem das Aroeiras), vindo de Carmo do Cajuru. Pode ser que Manoel e Joaquim fossem irmãos. Modesta Augusta e João tiveram 11 filhos. Entre eles José Fonseca e Silva que foi eleito prefeito de Uberlândia em 1948 .

4-Daniel Fonseca que possuia várias propriedades na região. Alguns irmãos do meu pai foram herdeiros deste tio avô.

5-Francisco Fonseca e Silva (Chico Fonseca). Era portador de deficiência física e foi professor e Delegado de Polícia.

*Joaquim da Fonseca e Silva (Bem das Aroeiras) veio de Carmo do Cajuru com toda a família e se instalou na Fazenda do Paranã aqui no município. Maria, irmã de Joaquim casou-se com Antônio Marra da Silva (Totó Marra), informa Tito Teixeira.
O professor Oswaldo Diomar informa que Aroeiras fica no município de Itaguara próximo a Carmo do Cajuru. Pode, então vir daí o apelido de *Joaquim.

"Revisar ou relembrar a vida é um processo essencial à nossa trajetória."
Veja a postagem Minhas Histórias I do dia 10/10/2009 (Bisavós Paternos)
  1. Fontes: Prof. Oswaldo Diomar - Carmo do Cajuru-MG
  2. Livro Registros Nascimentos e Casamentos - Catedral Sta Terezinha.
  3. Bandeirantes e Pioneiros do Brasil Central - Tito Teixeira
  4. Foto cedida por Marina Pintaudi

2 comentários:

Anônimo disse...

DELMA,
Quero mandar uma foto pra Você por no blog que é uma frase do Cartier Bresson. Como eu faço? Mando pro seu e'm e então Você põe no Blog?
beijos, Alcyone

Delma disse...

Alcy
Vctem que me enviar por e-mail.
Brigadim e bjs