quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Queijos VII

Grande lição sobre queijos. Caíque faz as postagens e eu (com sua autorização) reproduzo, inclusive as fotos que são dele.

Gorgonzola

" Já não bastasse os queijos franceses que sao incontáveis, temos ainda os queijos italianos. e como queijo é queijo, nao posso deixar de colocar aqui os do lado de lá da fronteira.

Taí um clássico : o Gorgonzola. A gente come muito disso por ai, e por aqui tb.

Comprei um Gorgonzola para mostrar prá Clara, irmã da Iara que esteve por aqui, a diferença entre ele e o Roquefort.

O Gorgonzola é feito de leite de vaca inteiro e pasteurizado, imagino que nos rincões da Itália ele nao seja pastaurizado, e é "mofado" por dentro também (essas ranhuras de mofo introduzidas um pouco na frente na afinagem). Ele tem o gosto mais ligeiro que o roquefort, e fede menos tb.
Esse aí da foto estava bem fraco em gosto, pois era bem jovem... Ele ainda estava um pouco duro e não tão cremoso. Mas estava muito bom.

Ele era produzido na vila de Gorgonzola na Lombardia. Hoje é produzido em diversas outras províncias. Ah, ele é um AOC e um AOP. (Apelação de Origem Controlada e Apelação de Origem Protegida)


Fourme d'Ambert

E a fila anda...
Queijo azul que descobri aqui, e aprendi a comer por causa da Amélie que sempre compra : Fourme d'Ambert.

Ele é feito de leite de vaca, com a massa "mofada" (mesma bacteria do roquefort) e a casca seca.

Ele é produzido no Cantal, Puy-de-Dome e no Loire.

Ótimo queijo, que está entre o Gorgonzola e o Roquefort, ele é forte em cheiro e sabor, doce e bem cremoso.

Tb é um AOC e um AOP.



Roquefort

Classicos dos classicos.

O Roquefort é feito de leite de ovelha e é "mofado" por dentro, com a penicillium roqueforti. O leite é cru. O roquefort virou o defensor oficial da produção de queijo a partir de leite cru. A lei francesa obriga que o leite seja pasteurizado por razões de higiene, mas a pasteurizaçao acaba com o gosto do queijo tb... então os produtores defendem a produção de queijo à partir de leite cru, como sempre foi feito, etc.

O roquefort tb tem outra particularidade, que é a afinagem em "cavernas" com ventilaçao natural. As rochas tem fissuras chamadas de fleurines, o que faz a troca de ar de uma maneira unica... o que acaba "interferindo" no gosto do queijo. A afinagem deve acontecer exclusivamente na comunidade de Roquefort-sur-Soulzon. Ah, ele é um AO, AOC, e AOP.

O Roquefort é bem forte em cheiro e em gosto, mas é bem untuoso e derrete na boca.

Nao pode faltar aqui em casa.

Munster.

Fácil, o melhor queijo francês que já experimentei. Quando cheguei aqui em 2008 fui apresentado ao Munster. E já falo logo: é o queijo mais fedido que ja encontrei (tirando o Livarot, que é fedido no mau sentido, o Munster é no bom sentido). Ele fede muito, mas muito mesmo. Esse ai da foto estava bem novo, como a gente pode ver pela textura e pela cor, então não estava muito fedido não (normalmente fede enxofre)...

Ele tem um gosto até doce, mas forte também. Existem várias (boas) maneiras de se comer o Munster : passando no pão (normal, o que a gente sempre faz) ; passando no pão e colocando erva doce (melhor maneira de comê-lo ) ; e derretido em cima de batatas e sal grosso. Claro, a criatividade pode entrar e modificar isso ai, mas essas são as maneiras mais tradicionais.
O Munster vem do Vallée de Munster (ali para cima, mais ou menos na regiao da Alsace).

Ele é feito de leite de vaca, massa mole e "casca" lavada (assim como o Soumaintrain).

Ele pode ser chamado de Munster Géromé, ou as vezes so Géromé também.

Ótimo queijo, obrigatorio para quem mora na França :)

Gruyère

A Iara tem ido à Suiça todos os meses para trabalhar, e dessa última vez fomos (eu e a Clara) visitá-la. Claro, aproveitei para comprar 3 queijos. Um deles foi o famoso Gruyère. Nao tive tempo de ir à um queijeiro, entao comprei no supermercado mesmo.

Esse aí que comprei não estava tao saboroso, como um que degustamos em uma feira, com 12 meses de afinagem. Pela cor dá prá saber que ele nao é muito velho... mas mesmo assim estava gostoso...

O Gruyère tem um gosto meio "defumado", forte, mas fino... mas ele é bem gorduroso... mesmo com muito tempo de afinagem ele nao é tão seco... ah, ele é um AOC.

Ele é fabricado na região de mesmo nome, na divisa da Suiça com a França.

Ótimo queijo, e quando é baratinho assim (nao os de 12 meses de afinagem) é melhor ainda para fazer Fondue, mas um bom Gruyère (que tem a cor mais opaca e escura) merece ser degustado puro, junto com um belo vinho (branco do Jura ou da Savoie)."

Carlos Henrique (Caíque), doutorando em música para cinema em Lyon, na França, provando e opinando sobre queijos e cervejas. - http://gourmetglutao.blogspot.com/

2 comentários:

Anônimo disse...

Entender de queijos é chic demais, melhor ainda é aprender no blog com explicações tão agradáveis feitas por um artista, de inegável sensibilidade (música, cinema, iguarias...sons, imagens, paladares...).
Tem um ditado frances que diz ao noivo para olhar bem se a noiva gosta de vinhos e queijos. Caso a noiva não aprecie esses manjares dos deuses... bye bye ''não se case, caro noivo!''
Beijos, DELMITA,
Alcy

Delma disse...

Alcy
O Caíque é um grande mestre. Tô aprendendo muito som o Diário do Queijo.

Bjs