quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Lixo Extraordinário

 

Vencedor de prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010, o filme foi dirigido por João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley.
Gravada ao longo de três anos, sua trama acompanha um projeto social do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ) - considerado o maior da América Latina e cenário de outro documentário premiado, "Estamira" (2004), de Marcos Prado.

Muniz chegara ao aterro --que recebe todo o lixo descartado na cidade do Rio de Janeiro-- com um objetivo triplo: montar uma série de quadros a partir dos dejetos, colocar os catadores para trabalhar no feitio dos quadros e, jogada de mestre, filmar tudo, para o documentário "Lixo Extraordinário",

Vik Muniz, paulista, vive em Nova Iorque e é o artista contemporâneo mais caro do momento.

18849z

A Academia de Hollywood anunciou na terça-feira (25) a lista dos indicados ao Oscar 2011. A produção britânica O Discurso do Rei lidera com 12 indicações. Bravura Indômita tem dez indicações, A Rede Social e A Origem têm oito indicações. Vencedor está na disputa em sete categorias.

A coprodução brasileira "Lixo extraordinário" vai representar o Brasil. Ele foi selecionado para concorrer na categoria documentário.

A 83ª edição do Oscar terá como apresentadores James Franco ("Segurando as Pontas") e Anne Hathaway ("Diabo Veste Prada"). O prêmio acontece no dia 27 de fevereiro.

LIXO-E~1

Catador Sebastião Carlos dos Santos posa como Marat para o artista plástico Vik Muniz.

Vik viu um catador carregando uma banheira, teve um estalo e disse, na hora: 'Vamos fazer o Tião de Marat? Ele morreu no banho'." Após ouvir que Jean-Paul Marat (1743-1793) havia sido um dos líderes da Revolução Francesa, Tião sentenciou: "Combina comigo".

O quadro foi vendido em 2009, num leilão da Phillips de Pury, em Londres, por 28 mil libras (R$ 74 mil). O dinheiro foi revertido para a Associação. Tião diz que, mais do que o dinheiro, o retorno profissional foi positivo. "Hoje vou receber a visita de 21 alunos de uma universidade de Nova York que viram o documentário. Daqui a três dias, tenho um encontro no BNDES, para falar sobre o futuro do aterro, que deve ser desativado em 2012."

Conta que a amizade com Vik Muniz permanece: "Outro dia a gente se encontrou, no aniversário da filha dele. Às vezes, fico pensando quando vai dar meia-noite, e a carruagem vai voltar a ser abóbora. Mas não dá. Já faz três anos que esse meu conto de fadas não termina".

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/860921-catador-alcanca-fama-apos-conhecer-vik-muniz-em-trabalho-que-virou-filme.shtml

Vik disse que pretende levar Tião à entrega do Oscar e se o documentário vencer, Tião irá receber a estatueta.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Só nos resta torcer muito, né não?
Beijos, Alcy

Delma disse...

Quero ver o Tião por lá.
Bjs