quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Chorinho no Coreto



Postei aqui uma das apresentações do Chorinho no Coreto (http://dilurdis.blogspot.com/2010/07/chorinho-no-coreto-uberlandia-mg.html ) em que participou o excepcional músico Rodrigo Y Castro, de Toledo - Paraná, de uma família amiga da Clori, que ficou pesarosa de não ter ido vê-lo tocar. E não é que o Rodrigo esteve aqui novamente? Não sei se a Clori foi vê-lo. Só agora, vendo os jornais com bastante atraso é que fiquei sabendo que o músico esteve em Uberlândia e ainda gravou o CD SARAU com composições de artistas uberlandenses.

O projeto “Chorinho no Coreto” realizou na Praça Clarimundo Carneiro, dia 11/12/2010, apresentação comemorativa de aniversário de um ano da iniciativa do chorão Wellington Gama, do grupo Wellington e Regional Fogo na Roupa.

O evento incrementou a proposta inicial do projeto de formar público e difundir o choro na cidade e região por meio de participações especiais de Alessandro Penezzi (violão), Rodrigo Y Castro (flauta transversal), Wesley Ferreira (violão 7 cordas), Rafael Toledo (pandeiro), Jorginho do Pandeiro (pandeiro) e o lançamento do CD “Sarau”, primeiro do grupo Wellington e Regional Fogo na Roupa com compositores uberlandenses. “Um trabalho assim tem valor histórico para a cidade, para o estado e para o país. É um documento sonoro da identidade do Brasil”, afirmou Rodrigo Y Castro, um dos convidados que coroou a edição especial.

“Com um ano trouxemos músicos nacionais e internacionais para a cidade. Estamos criando possibilidade para outros compositores, inclusive daqui, terem um espaço para desenvolverem o choro”, afirmou Wellington Gama sobre o projeto que acontece todo sábado de cada mês na Feira do Coreto. Um repertório variado com cerca de onze músicas do novo CD foi reservado para os apreciadores do gênero. Canções como o samba-choro “Por ela”, do violonista Flávio Telles e o frevo “Sol do Meio Dia” fazem parte do repertório.

Segundo o líder do grupo, Wellington Gama, há a garantia da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU) de continuidade do projeto, a perspectiva de que a cidade sedie o primeiro festival Nacional de Choro e o lançamento de um segundo CD, com participação de chorões nacionais no que vem.

O CD “Sarau”, lançado durante a edição comemorativa de um ano do projeto, é composto por 21 composições de músicos da cidade, mesclando vários estilos e um encarte explicativo. Os mil exemplares produzidos serão vendidos por R$ 10 durante as apresentações do grupo. “O CD reforça o propósito do projeto. Fazer as duas coisas ao mesmo tempo conferiu diversidade de estilos, instrumentos e experiências musicais ao material”, afirmou Wellington Gama.
Fonte: Jornal Correio - 11/12/1010

Nenhum comentário: