quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Queijos VIII

Gente, já são 27 queijos provados e comentados pelo Caíque. Fico pensando…Só francês e mineiro prá gostar tanto de queijo. Mineiro ele é e mora na França…”Juntou a fome com a vontade de comer!” Continue, Caíque, estamos adorando!



Reblochon


Por Carlos Henrique

Clássico queijo da Haute-Savoie. O Reblochon é um queijo bem gorduroso (45%) de "casca dura" e interior bem macio e cremoso... ele é mais conhecido por fazer parte de um dos melhores pratos franceses : a Tartiflette, que é isso aqui:



Vou postar a receita qualquer dia desses.

Eu não vejo muito interesse em comer o Reblochon puro, sem cozinhar não... mas nunca provei um super queijo, costumo comprar em super mercado, entao ja viu... dizem que para comprar um bom Reblochon tem que ficar de olho na etiqueta verde (só compro o da vermelha, porque nunca achei o da verde), que é a "marca" do queijo fermier (ou da fazenda) ...

Ótimo queijo, principalmente no inverno



Tomme au marc de raisin



Comprei outro dia o Tomme au marc de raisin. Essa foi outra bela surpresa.... nunca tinha experimentado. Quando fui comprar, o "queijeiro" me disse que esse queijo é meio raro pois ele só é feito depois que as uvas foram colhidas e "espremidas" para fazer o vinho. Já explico: A "base" desse queijo é o Tomme de Savoie tradicional (que logo, logo coloco aqui). O Tomme de Savoie leva 10 semanas para "curar". Então, a diferença entre os dois é : nas ultimas 4 semans de afinagem, o Tomme de Savoie fica curtindo dentro de um tonel com o marc de uvas.

Marc de uvas? O marc é o resto das uvas que foram "espremidas" para fazer o vinho. Ficando no meio dessas cascas e afins, o queijo acaba tomando o gosto das uvas, do vinho, e do alcool...

Como ele é feito no outono, só podemos comê-lo no fim do outono e no inverno. Queijo de época... mas vale a pena esperar... ele é produzido na região da Savoie.

Com todo esse processo, tive a impressão que o queijo fica menos gorduroso, e com o gosto mais fino... realmente muito bom.


Olha a prova da mineirice do Caíque...

Hoje tivemos uma overdose de queijo aqui em casa. Tinhamos 11 tipos diferentes para comer. Vou fazendo a fila andar porque é muito queijo que nao postei aqui ainda...

Beaufort



Ótimo queijo produzido na região da Savoie. Ele é muito bom mesmo, meio quebradiço, derrete na boca. Tem um "gosto de nozes", lá no fundinho... seu gosto é bem longo e como aperitivo (para nos brasileiros, porque francês não come queijo assim) é uma delicia !!! Mas com pão também é bom, até mesmo antes da sobremesa (como eles comem aqui).
Ele é feito de leite cru com a massa prensada e cozida. O Beaufort é um AOC também.
Ele faz parte da santa trindade do fondue savoyarde (junto com o comté e o emmental).
Sem base para esse queijo, ele é muito bom... dos de massa seca, é um dos meus preferidos.



Emmental



Tá aí um queijo que a gente aqui não dá a devida importância, e eu acabei descobrindo o porque. Na França a gente encontra Emmental de tudo quanto é maneira no supermercado: ralado, em bloco, em fatia, etc.. quase como a mozzarella que compramos ai no Brasil (aquela amarela com água oxigenada hehehe). Tem o gosto sempre igual e "só serve" para derreter mesmo, pra fazer um sanduba, colocar por cima do macarrão, pizza, etc... Descobri que emmental é um nome genérico aqui na França (assim como para outros paises da europa).. ele até recebia o nome de gruyère também.
Mas o que acontece é que ele é um queijo Suiço, e mesmo muita gente tentando provar que ele é daqui da França, instituiçoes que normalizam isso não reconhecem nenhuma origem francesa desse queijo.
O Emmental é feito de leite de vaca, e é prensado e cozido.
Ele vem do Vallée de l'Emme.
Quando compramos um Emmental de qualidade, com afinagem e tudo mais, ele é bem gostoso. Tem um gosto bem longo e uma textura não tão cremosa, mas que derrete na boca.
Ele é um AOC (desde 2004) e faz parte da santa trindade do Fondue de queijo.



Carlos Henrique (Caíque), doutorando em música para cinema em Lyon, na França, provando e opinando sobre queijos e cervejas. - http://gourmetglutao.blogspot.com/


Nenhum comentário: