segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os presentes e as crianças



















Fui ao Center Shopping com minha irmã e seu neto de 4 anos. Ele queria ir à Loja de Brinquedos comprar um presente prá ele. Qual? Ele não sabia. Percorreu todos os corredores e não soube o que queria. Só queria um presente. A avó explicou que ele ganhara muitos brinquedos no Natal e não precisava de mais um. Comentou comigo que, diante da variedade de brinquedos que ganhara, ele não brincava com nenhum. Então, me lembrei de um texto da Rosely Sayão em que ela trata exatamente deste assunto. "Uma mãe , depois de perceber que a filha pouco se interessava pelos brinquedos que ganhava em profusão dos avós e tios, decidiu criar uma estratégia para oferecer a possibilidade de a garota voltar a se envolver com alguns brinquedos por um período maior.
Muito habilidosa, arrumou algumas caixas de papelão e decorou cada uma delas de um modo bem diferente. Depois disso, junto com a filha, etiquetou cada uma das caixas com o nome dos avós e tios da menina e guardou dentro delas os presentes que a menina apontou como os preferidos entre todos os que recebera de cada um. Trabalho realizado, a mãe guardou as caixas.
Em algumas noites e nos finais de semana, essa criativa mãe descia uma das caixas e dizia à filha que aquele era um dia especial porque o avô, por exemplo, viera brincar com ela.
Essa era a senha para a menina se deliciar com a situação de "faz de conta" construída pela mãe que, desse modo, possibilitava à criança a oportunidade de redescobrir aqueles brinquedos e se envolver com eles.
Além de resolver o problema do excesso de brinquedos da filha, ela tornava presente para a garota as pessoas da família que estavam ausentes naquele momento." (21/12/12010 - Equilibrio - Folha de São Paulo)

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei!!!!
Alcy

Delma disse...

Acho que nossos netos precisam desta tecnica
Bjs