sábado, 10 de julho de 2010

Uma Gentil Invenção - Uberlândia

Uberlândia recebe Uma Gentil Invenção

invencao03

Como bem define Márcio Botner – artista e curador da exposição que aporta em Uberlândia na próxima semana – “Uma Gentil Invenção não é um escritório, é um conceito”. A exposição faz parte do projeto ArteSESC que, desde 1981, realiza mostras itinerantes de artes visuais em todo o País, contrapondo-se à definição tradicional de galeria de arte. Uma Gentil Invenção reúne trabalhos de 19 integrantes da Galeria A Gentil Carioca, localizada no centro histórico do Rio de Janeiro, e que foram adquiridos pelo Serviço Social do Comércio – Departamento Nacional. O acervo, que está itinerando há três anos, representa um novo momento do projeto ArteSESC, cujo compromisso é apresentar, discutir e dialogar com os diversos contextos da produção artística brasileira, sensibilizando artistas, difundindo suas obras, concepções e processos de produção.
São objetos, vídeos, esculturas, serigrafias, costumes, desenhos e fotografias somados a estímulos sensoriais, vivências, histórias coletivas e particulares: um grande laboratório de percepções com peças de Alexandre Vogler, Carlos Contente, Ducha, Ernesto Neto, Fabiano Gonper, Guga Ferraz, Jarbas Lopes, João Modé, Laura Lima, Márcio Botner e Pedro Agilson, Maria Nepomuceno, Marinho Marssares, Paulo Nenflídio, Pedro Varela, Renata Lucas, Ricardo Basbaum, Simone Michelin e Thiago Rocha Pita. A curadoria é de Márcio Botner e Luiz Guilherme Vergara.

Lançamento

invencao02

Às 19h30 do dia 14 de julho, acontecerá, na Oficina Cultural de Uberlândia, o lançamento da exposição com palestra da artista plástica, Laura Lima, para quem Uma Gentil Invenção é um recorte na produção dos artistas representados pela galeria A Gentil Carioca, criada por ela, Márcio Botner e Ernesto Neto, em 2003, no Rio de Janeiro.
“A exposição ficará itinerando por cerca de 20 anos por cidades brasileiras e a Educação é uma das questões mais abordadas pela A Gentil Carioca – a itinerância, a linguagem produzida por estes artistas, a possibilidade de outros brasileiros somarem a seu cotidiano outras linguagens”, explica Laura.
Mineira radicada no Rio de Janeiro, Laura Lima é formada em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro. Participou de exposições nacionais e internacionais, entre elas, a 24ª e 27ª Bienal de São Paulo; 2ª e 3ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre – RS; Instâncias To Age, Chapter Art Centre, Cardiff, País de Gales; A Little Bit of History Repeated, Kunst Werke, Berlim, Alemanha; Troca Brasil PNCA, Portland Oregon, EUA; entre outras.
Curadora Adjunta da 7ª Bienal do Mercosul Grito e Escuta do Pavilhão Absurdo, foi a primeira artista brasileira a ter adquiridas obras na categoria Performance por um Museu Brasileiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo. É ganhadora do Prêmio Marcantônio Vilaça de 2006 e indicada ao prêmio PiPa de 2010. Este ano participa do Panorama de Arte Brasileira de 2010 no Museu de Arte Moderna de São Paulo, 29ª Bienal de São Paulo e faz exposição individual no La Centrale na cidade de Montreal, Canadá.

Encerramento

invencao01

Além de Laura, outro grande artista brasileiro, Ricardo Bausbaum, vem à Uberlândia para propor reflexões sobre oportunidades de arte, desta vez, às 19h30 do dia 18 de agosto, último dia de permanência da mostra na cidade.
Durante todo o período de exposição, a mostra estará aberta à população, estudantes e comunidade em geral.
Uma Gentil Invenção, em Uberlândia, é uma parceria entre o SESC Nacional, o SESC Minas Gerais, TV Integração e Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço

O quê: Uma Gentil Invenção – Exposição de arte contemporânea
Onde: Galeria Lourdes Saraiva de Queiroz – Oficina Cultural
Abertura: 14 de julho, a partir das 19h30
Exposição: 15 de julho a 18 de agosto (segunda a sexta-feira, das 10h às 18h)
Palestra com Laura Lima: dia 14 de julho às 19h30, na Sala Roberto Resende (Oficina Cultural)
Palestra de Ricardo Basbaum, dia 18 de agosto às 19h30, na Sala Roberto Resende (Oficina Cultural)

Mais informações

Michele Borges
Assessoria de Imprensa “Uma Gentil Invenção”
micheleborgess@yahoo.com.br
(34)3235-7826 / 8885-5084

Fonte: http://paginacultural.com.br/artes/uberlandia-recebe-uma-gentil-invencao/

Um comentário:

Kamila Novaes disse...

"Uma Gentil Invenção" foi uma incrível exposição, nos fez refletir questões tecnológicas, e o quanto estamos cada vez mais ligados a isso.