sexta-feira, 9 de julho de 2010

Nina Horta - O melhor remédio

Esta "mania" de fazer dieta que ataca 9 em cada 10 pessoas que nós conhecemos, tem feito com que as pessoas percam o prazer de comer e passem a se alimentar de coisas pouco saborosas com resultados nem sempre satisfatórios. Nina Horta escreveu um texto delicioso sobre este assunto. Vou reproduzir alguns de seus melhores parágrafos.

São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2010 (Folha S.Paulo - Ilustrada)

NINA HORTA - O melhor remédio

Se os cozinheiros não reagirem vão ter de fazer estágio em pronto-socorro e pós-graduação no Hospital das Clínicas!

As comidas nas embalagens dos mercados não são mais gostosas, são naturais! Saudáveis! Nutritivas! E diet e light e macrô! E a comida tem indicação e contraindicação! Não é que adoçante era para diabético e se comprava na farmácia?

Que onda é esta? Quem lê o menu e escolhe o porquinho pururuca do restaurante e diz a cada garfada que vai voltar para casa a pé! Ou sai dali direto para comprar ração na feira! Ração, sim senhor!

Não é uma onda, é um tsunami, e poucos se salvarão, só os gordos boiando sobre as palmeiras e as sacolas "eco-friendly"!

Para não envelhecermos fizemos tudo o que seu mestre mandou! Nhac nos brócolis, chô pras batatas, chá verde amargo, complementos alimentares. Quem continuou jovem e belo? Ninguém! Feios de doer e com bafo de alho!



Como é que Eva ia ao banheiro sem fibra de linhaça? E ainda por cima depois de comer a maçã que segura o intestino? E como Adão se aguentou sem azeite de oliva virgem na salada? E sem gergelim? E broto de alfafa? Arroz integral? Como?

Cuidado, tem gente querendo nos dar comida na boca! O nutri-personal. Fingindo que é um amigo (para os outros), está ali para você não se entupir de macarrão ou de bolo de cenoura! Sendo que o bolo de cenoura já foi inventado para que você não comesse o de fubá!

E existem brinquedos tipo Lego para criança aprender a contar calorias! Melhor seria um fogão a lenha no pátio da escola para aulas de cozinha!

Estamos todos obesos! Só pode ser de tanto comer alface! No tempo em que se andava de bicicleta à toa e não para engordar a panturrilha, se ia à praia para tomar sol, se dava volta no quarteirão em vez de caminhar, todo mundo era médio!

Somos bobos demais. A nossa síndrome mais recente! Tratar fumante como leproso! E ontem mesmo vi um grupo de não fumantes fazendo "jogging" na Faria Lima atrás de um furgão envenenado.

E o que mais que eu vi? A nova água que compraram lá em casa! É leve, mineral, fluoretada, fracamente radioativa na fonte e dá direito a uma massagem!

Se a turma da comida não reagir, vai acabar esta coluna, o restaurante a quilo, a mãe no fogão! E o moleque vai levar lanche da Bayer! Com direito a se pesar três vezes ao dia!

ninahorta@uol.com.br

Ainda na Folha de São Paulo -Saúde de 08/07/2010 publica que:

Nova pesquisa comprova que o perímetro cervical é bem mais preciso que o popular IMC para detectar obesidade e suas complicações.

Portanto, meça o seu pescoço.


-Acima de 35 cm para mulheres e 39 cm para homens pode haver maior presença de gordura visceral, hipertensão e apnéia do sono.

Nenhum comentário: