segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

15/12/2009 - Espumante ou Champagne?


Espumante Dossiê

Dez coisas que você precisa saber sobre uma bebida antes de abrir uma garrafa
Marcela Besson, IG São Paulo
(partes do texto)


Confira abaixo dez respostas para algumas questões a respeito desse tipo de bebida.

O que é um espumante

É um vinho que passa por duas fermentações. Na primeira, comum a todas as bebidas do gênero, o açúcar contido no próprio suco das uvas é transformado em álcool. Para que ocorra a segunda fermentação São adicionados açúcares e leveduras. Juntos, eles produzem mais álcool e também o gás carbônico, responsável pelas características borbulhas (perlage).

As principais uvas

Espumantes são feitos em várias Regiões do Mundo, mas como mudar pueden uvas de um país para outro. De modo geral, um chardonnay (branca) ea Pinot Noir (tinta) são empregadas na produção.



Chardonnay e Pinot Noir

Na França, essas duas uvas, mais um Pinot Meunier, compoem a fórmula de muitos Champanhes, Produzidos exclusivamente na região de Champanhe.


Cidade de Epernay, na região de Champagne na França

Na Itália, se fabricam bons espumantes a partir de uvas Prosecco, enquanto na Espanha, são famosas as uvas Macabeo e parrellada. No Brasil, além da chardonnay e pinot noir da, destacam-se também um riesling itálica ea Moscato, que serve de base para espumantes doces.

Tipos de espumante

Diante da prateleira do supermercado é comum encontrarmos quatro tipos de rótulos:

Brutt e Rose

Brut (seco), demi-sec (meio seco ou ligeiramente adocicado), doce açucarado (bem, bom para acompanhar sobremesas). A diferença entre as enguias está na quantidade de açúcar adicionada na segunda fermentação. Existem ainda os rosé (feitos a partir de uvas tintas).

Métodos de produção



Champenoise e Charmat

Existem duas maneiras de fabricar espumantes. O método champenoise mais tradicional é chamado e foi criado na França, na região de Champanhe. Nele, uma segunda fermentação Ocorre dentro da própria garrafa. O trabalho é minucioso. Os açúcares e leveduras Responsáveis pela segunda fermentação vão se depositando nos gargalos das garrafas, que são colocadas de cabeça para baixo e giradas Periodicamente. Ao final da maturação, o gargalo é congelado e, na abertura, os resíduos são expulsos pela pressão interna provocada pelo gás carbônico. Já no método Charmat, a segunda fermentação é feita em recipientes grandes, geralmente de aço inoxidável, projetados para Suportar pessões grandes. Nesse caso, é mais fácil Extrair os resíduos de leveduras.

Champenoise Charmat que é melhor?

Marcelo Copello, jornalista especializado em vinhos, explica que o método champenoise é, a rigor, superior ao método Charmat. Mas, segundo ele, este é apenas um dos fatores para medir uma qualidade do produto. "Um bom espumante Charmat pode ser melhor que um ruim espumante champenoise", afirma Copello.

Todo Champanhe e Espumante

Todo um espumante é champanhe, mas nem todo espumante é champanhe
Parece confuso, mas a explicação é simples. A região francesa de Champanhe é a única que pode JAF oficialmente a designação de champanhe para espumantes feitos pelo método champenoise.

Outros nomes dos Espumantes

Regiões Em outras, esse tipo de vinho recebe outros nomes.


Na Espanha, é espumante Cava. Na Itália, prosecco





Cava e Prosecco

A região da Catalunha, no nordeste da Espanha, é a principal produtora de vinhos cava, espumante típico do país produzido pelo método champenoise. Na Itália, o espumante mais conhecido vem do Veneto. É chamado de Prosecco, que é o nome da uva que o origina.

Como Deve ser servido



Espumantes pedem taças flute, em forma de tulipa alongada. Ela conserva o melhor e mantém o gás como Borbulhas por mais tempo. Segure a taça pela haste, o que evita suja-la também e que o calor da mão esquente a bebida. Uma temperatura média recomendada para servir um espumante é entre seis e oito graus Celsius. Uma anotação importante: temperaturas muito baixas acentuar pueden Diminuir a acidez e os aromas da bebida.

Posso colocar o espumante congelador não?




Atire a primeira rolha quem nunca colocou um espumante sem congelador para ganhar tempo. Para tintos e brancos normais a medida e até Aceitável. Mas no caso dos espumantes isso é perigoso. A Contido pressão na garrafa pode fazer com que ela exploda. A forma correta e segura de servir é colocar uma garrafa de espumante em um balde de gelo com água, Distribuir para melhor a temperatura, de um trinta quarenta minutos antes do brinde.

Espumantes COMBINAM COM ...



Peixes e frutos do mar são quase sempre bons parceiros dos espumantes.

Pratos como com alto teor de gordura, como frituras, também casam bem com esse tipo de bebida. No caso das carnes vermelhas, com uma Harmonização espumante é perigosa (melhor não arriscar). Para a sobremesa, doces em Aposte exemplares como os espumantes feitos a partir da uva moscatel.


Em frente à Maison Moet Chandon, em Epernay-França>

Bebidas alcoólicas são proibidas para menores. Se beber, não dirija.

Enviado pela Sandra L.

Fonte: http://gourmet.ig.com.br/noticia/2009/12/13/dossie+espumante+9232117.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Que lugar lindo hein? Parabéns pela oportunidade de estar em lugares tão interessantes. Vc merece. Parabéns tbem pelo blog. Está ótimo. Bjo.
Quedma.

Delma disse...

Brigadim
Espero voltar por aquelas bandas.
Bjs