Restaurante Maracangalha - comida típica do Maranhão e atendimento excepcional.
A peixada no Maranhão é servida com ovo. A moqueca capixaba ainda é a melhor.
No Maranhão, o camarão é farto e muito bom.
Camarão Seco no Mercado das Tulhas.
Patinha de caranguejo
Arroz de Cuxá, preparado com uma mistura de gergelim, farinha seca, camarão seco, coentro e pimenta-de-cheiro. O toque final é dado pela vinagreira, uma hortaliça de sabor azedo, comum no Maranhão.
Geléia de Pimenta
Tiquira - Por meio de um processo de destilação é produzida uma cachaça ou aguardente de mandioca a tiquira. Possui elevado teor alcoólico. A lenda conta que ao ingerir a Tiquira, é melhor não chegar próximo de água, pois antigos pajés e escravos podem ressurgir no corpo do individuo até levá-lo à morte.
Guaraná Jesus, é um refrigerante de cor rosa com sabor adocicado, lembrando tutti frutti. Segundo a lenda, leva 17 ingredientes Em 1920 a fórmula do Guaraná Jesus, foi criada pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, que irônicamente era ateu, e que chegou a ser excomungado por causa disso. O guaraná surgiu de uma tentativa de fabricar um remédio que, devido a um acidente não se chegou ao produto desejado. Mas o novo xarope agradou muito aos netos do farmacêutico. Nascia uma bebida muito popular , na cidade de São Luís. Dos ingredientes que compõem o refrigerante, estão: extratos de guaraná, cafeína, teofilina e teobromina. Em 2001 a “The Coca-Cola Company”, compra os direitos sobre a marca “Guaraná Jesus”.
O doce de espécie é feito a base de coco. O doce é típico de Alcântara, no Maranhão. É uma herança dos açorianos.
Abricó do tamanho de uma laranja, apresenta uma massa cor de abóbora, doce e aromática, aderente à casca. É geralmente muito apreciado.
O Açaí
No Maranhão o Açaí é conhecido por Juçara. Da palmeira, tudo se aproveita: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estipe (ripas de telhado), raízes (vermífugo), palmito (alimento e remédio anti-hemorrágico).
O Buriti
Seu fruto é uma fonte de alimento privilegiada. Rico em vitamina A, B e C, ainda fornece cálcio, ferro e proteínas. Consumido tradicionalmente ao natural, o fruto do buriti também pode ser transformado em doces, sucos, picolés, licores, sobremesas de paladar peculiares.
As folhas geram fibras usadas no artesanato, tais como bolsas, tapetes, toalhas de mesa, brinquedos, bijuterias, redes, cobertura de tetos e cordas. Os talos das folhas servem para a fabricação de móveis. Além de serem leves, as mobílias feitas com o buriti são resistentes e muito bonitas. As folhas jovens também produzem uma fibra muito fina, a “seda” do buriti, usada pelos artesãos na fabricação de peças feitas com o capim-dourado.
Cobertura feita com buriti, renovada de 5 em 5 anos.
E agora o meu comercial Natura
USO COSMÉTICO
Devido à sua composição graxa, o óleo de buriti possui propriedades emolientes, que proporcionam maciez e um toque sedoso à pele. O óleo de Buriti é rico em carotenóides que se convertem em vitamina A e atuam como antioxidantes, protegendo as células e possuindo um efeito aliviador e cicatrizante.
Alem da riqueza do seu fruto e das diversas utilidades das folhas, é importante acrescentar sua grande importância na manutenção da água em olhos d`água naturais.
Veja outras postagens sobre o Maranhão, clicando aqui
2 comentários:
E viva o Maranhão! a gente cada vez mais sabendo as peculiaridades de lá, que Você tão bem nos conta, uai sô... dá uma vontade de ir também!
Alcy
Alcy
Segundo o Pondé,ficar contando as viagens que fazemos é breguice. Sou brega prá caramba. Adoro contar.
Bjs
Postar um comentário