segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Código de Barra – Para entender

codigo_barras

Em 1948, uma companhia alimentar de Filadelfia pediu ao Drexel Institute of Tecnhology para desenvolver um método que fizesse a leitura automática dos seus produtos no momento do pagamento. Os dois alunos encarregados foram Bernard Silver e Norman Joseph Woodland. Em Outubro de 1949 registaram a patente.


Em 1974 foi instalado instalado o 1º leitor de código de barras num supermercado em Ohio e o primeiro produto a ter um código de barras na embalagem foi um pacote de pastilhas Wrigley's.


Um típico código de barras (EAN-13) é constituido por:
-Número de sistema: constituido por 2 (e por vezes 3) digitos que identifica o país (ou região económica) da entidade autorizada a distribuir os códigos do fabricante.


-Código do fabricante: código único designado a cada fabricante pela autoridade indicada pelo número de sistema. Todos os produtos produzidos pela mesma empresa têm o mesmo código de fabricante.

-Código do produto: código único dado pelo fabricante.

-Digito de controle: digito adicional usado para verificar se o código de barras foi lido correctamente. Como podem surgir problemas na leitura do código por parte do scanner ou por imperfeições na impressão do código, é importante verificar se a informação foi lida corretamente.


-O digito de controle é calculado com base nos restantes números existentes no código de barras.

Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=35499.0;wap2

Nenhum comentário: