terça-feira, 16 de novembro de 2010

Os bichos invadiram o português




Descubra como os animais foram parar em expressões como "dar zebra" e "lágrimas de crocodilo"

FÁBIO FREITAS

"Você já pagou um mico? Conhece alguém mão-de-vaca? Ficou igual a uma barata tonta? Calma, isso não é conversa para boi dormir! Os bichos estão à solta na língua portuguesa.
Quando uma pessoa diz que está "com um galo", todos entendem que uma parte da cabeça está inchada.
Essas expressões são chamadas de idiomáticas. São difíceis de traduzir para outras línguas e variam em cada época e região. Não dá para saber exatamente como ou quando a maioria delas surgiu, mas há várias explicações.
Ficou com a pulga atrás da orelha? A Folhinha revela os significados e as (possíveis) origens dessas expressões.

GATO POR LEBRE
Se você resolve comprar um brinquedo legal mas lhe vendem um pior do que o esperado, você levou gato por lebre. Isto é, foi enganado. A expressão veio de Portugal, onde a carne da lebre era considerada nobre, e a do gato, péssima. O poeta Luís Vaz de Camões, que viveu no século 16, usa a expressão na peça teatral "Auto dos Enfatriões".

OLHA O PASSARINHO!
Sorria para a foto! Quando a fotografia foi inventada, as pessoas ficavam um tempão na frente da câmera até que a imagem fosse fixada. Para a garotada parar quieta, os fotógrafos colocavam uma gaiola com um passarinho perto da câmera.

TIRAR O CAVALINHO DA CHUVA
Se queremos que uma pessoa desista de algo, dizemos para ela tirar o cavalinho da chuva. No interior, o cavalo era o principal meio de transporte. Quando alguém visitava um amigo, deixava o cavalo amarrado em frente à casa. Se a conversa fosse demorar, o amigo dizia "pode tirar seu cavalo da chuva".

CONVERSA PARA BOI DORMIR
Para aguentar um papo chato ou mentiroso, só sendo paciente como um boi. Ele passa a maior parte do tempo comendo. De barriga cheia, fica com sono e se deita para fazer a digestão. Esse processo no boi é diferente do nosso: dura horas. A comida chega ao estômago e volta para a boca, para ser mastigada novamente. Haja paciência!

LÁGRIMAS DE CROCODILO
É o choro de uma pessoa falsa. Há três explicações. O historiador romano Plínio dizia que os crocodilos do rio Nilo, no Egito, choravam para atrair viajantes e comê-los. Uma lenda medieval dizia que esses animais choravam depois de comer alguém. E a explicação científica: a mastigação do bicho comprime suas glândulas lacrimais e o faz chorar.

PAGAR MICO
No jogo de baralho Mico Preto, o objetivo é formar pares entre os animais. O mico é o único que não tem par. No final, quem fica com a carta perde o jogo e tem que fazer uma tarefa que te faz passar vergonha, ou seja, pagar um micão.

MONTE O SEU BICHO!
Em www.folha.com.br/folhinha, você encontra todos os bichos desta edição para imprimir, recortar, dobrar e brincar.



Teste seus conhecimentos
O ---- expiatório da seleção brasileira foi o Felipe Melo.
Maria e Rafael vivem como ---- e ----.
O João caiu igual a m ------- na brincadeira.
O menino disse aos colegas para fazer boca de ----.

Folhinha - São Paulo, sábado, 6 de novembro de 2010

Nenhum comentário: