quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bacalhau–Mercado Municipal–São Paulo

No domingo pela manhã, deixamos de lado a visita a Bienal de Artes e fomos ao Mercado Municipal para comprar Bacalhau.

Todos os Boxes que vendem Bacalhau mostravam o COD Gadus Macrocephalus, sendo vendido em torno de 40,00 reais o quilo. Aqui em Uberlândia está custando 70,00 o quilo. Mas eu procurava outro Bacalhau, porque eu já havia comprado este como o Legítimo e quando fiz a Bacalhoada pensei que havia alguma coisa errada. Nunca comi isopor, mas o Bacalhau tinha gosto e jeito de isopor.

cim_25_660y

O Bacalhau da foto é o COD Gadus Macrocephalus, ou Bacalhau do Pacífico,  muito semelhante em aspecto com o Cod Gadus Morhua. Seu habitat é o Pacífico Norte.
É um peixe claro e tem sido vendido em muitos pontos de venda, devido à semelhança, como sendo Legítimo Porto. Não é fácil diferenciar um do outro: o macro é um peixe bem mais claro (quase branco) que o Legítimo Porto.  Na falta do Gadus Mohua prefiro o Saithe  mais escuro e de sabor mais forte. Ele é infinitamente mais barato, porém muito saboroso. Não conheço nenhum empório ou supermercado aqui em Uberlândia que venda o Gadus Mohua.

Partimos então para a procura do   LEGÍTIMO BACALHAU:
”O Cod Gadus Morhua é o Legítimo Bacalhau. É pescado no Atlântico Norte e considerado o mais nobre tipo de bacalhau. Tem coloração palha e uniforme quando salgado e seco; quando cozido, desfaz-se em lascas claras e tenras, de sabor inconfundível e sublime. É o bacalhau recomendado em todos os pratos da cozinha internacional.”

Peixe Cod

Tipo Cod

Em nenhum dos boxes do Mercado você encontra o Mohua cortado. Ele é vendido inteiro, (sem a cabeça) a 55,00 reais o quilo. Uma peça em torno de 5 quilos, perde mais ou menos 800 gramas de pele, rabo e barbatanas e  você extrai quase 3 quilos de filés. As laterais, as partes com espinho, chegam a 1 quilo e 200 gramas mais ou menos. No final, calcule 65,00 reais o quilo,  limpo e cortado. O vendedor limpa e embala o Bacalhau delicioso que a gente comia na infância, simplesmente porque não existia outro.

  Bacalhoada à Dona Irene

Veja outras postagens sobre São Paulo clicando aqui São Paulo

2 comentários:

carlos henrique disse...

infelizmente, para ser chamado bacalhau do porto, basta ser embalado na cidade de Porto :( , nao é uma denominaçao de origem, ou apelaçao de origem controlada... é so fachada mesmo hehehehe

mas um bacalhau bom assim igual esse que vc descreveu, é bom demais :)

bjos

CH

Delma disse...

Eu não acredito em vendedor de bacalhau. O negócio é saber no olhometro.

Bjs