domingo, 15 de agosto de 2010

Criança Esperança - vítima das Ciladas da Net

didi-dede-renato-rocha-miranda_picnik

Há algum tempo, quando a Globo começa a anunciar o Criança Esperança, passa a circular um e-mail pedindo às pessoas para não contribuirem com a campanha, porque a Globo usa os recursos arrecadados, repassando para o Unicef e obtendo deduções do Imposto de Renda.

A Unesco e a própria Rede Globo já se manifestaram sobre o assunto, esclarecendo que o dinheiro arrecadado não passa pela emissora, ele é depositado diretamente em conta da Unesco.

Não entendo essa intenção de atrapalhar as doações que viabilizam projetos sociais que tem beneficiado milhares de pessoas. O show de sábado foi sem graça, chato, mas as contribuições podem e devem ser feitas, pois a campanha continua. A seguir, esclarecimentos da Unesco e da Rede Globo sobre o assunto.

Esclarecimento da UNESCO sobre a Campanha Criança Esperança

Tire suas dúvidas

Em virtude de mensagens que circulam na internet com falsas informações sobre o Criança Esperança, a UNESCO esclarece que:
1. As doações para o Criança Esperança são diretamente depositadas em conta administrada pela UNESCO, que destina esses recursos única e exclusivamente para projetos sociais implementados no Brasil. Nenhuma doação do Criança Esperança passa pela Rede Globo.
2. Por se tratar de uma agência das Nações Unidas, doações para a UNESCO não são dedutíveis no Imposto de Renda, que veta supressão de contribuições feitas a organismos internacionais. Dessa forma, é inverídica a suposição de que a Rede Globo obtém benefícios fiscais com a campanha Criança Esperança. A Rede Globo, assim como a UNESCO, não se beneficia de qualquer recurso de abatimento fiscal em função do Criança Esperança.
3. Todo ano, por meio do jornalismo e da grade de programação da emissora, a Rede Globo e a UNESCO divulgam para a sociedade o trabalho realizado pelos projetos sociais que recebem recursos da campanha Criança Esperança. A lista completa dessas iniciativas está neste site, bem como informações gerais a respeito do projeto.
A UNESCO lamenta que pessoas ou grupos propaguem informações falsas para prejudicar um projeto que se destina a beneficiar, com recursos e exposição de temas, um dos mais sensíveis e vulneráveis segmentos de nossa sociedade. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos milhares de brasileiros que há 25 anos contribuem com o Criança Esperança, permitindo que até hoje se tenham destinado recursos para apoiar mais de cinco mil projetos sociais.

Fonte:http://criancaesperanca.globo.com/CriancaEsperanca/0,,17318-p-1610629,00.html

Ações para o Criança Esperança não são descontadas do Imposto de Renda

Rede Globo desmente boatos que circulam na internet sobre projeto social

A respeito dos emails que circulam pela internet dizendo que as ações realizadas para o projeto Criança Esperança seriam descontadas do Imposto de Renda da Rede Globo, gostaríamos de esclarecer que:

1) O Criança Esperança é gerido pela Unesco e não pelo Unicef.
2) A arrecadação nunca chegou aos valores citados.
3) Num emocionante exemplo de solidariedade, a maioria esmagadora dos doadores vem da população que nem sequer tem renda para declarar, muito menos imposto a abater. Quem diria computador para espalhar boatos maldosos...
4) Toda a arrecadação, como é exaustivamente mostrado nas campanhas, é depositada diretamente em conta da Unesco. A Rede Globo não recebe qualquer quantia. Assim, não existe repasse nenhum da Globo para ninguém.
5) A Globo nem sequer recupera comercialmente os enormes gastos que tem com elenco, produção e veiculação do programa e das campanhas de arrecadação.
6) Mesmo sendo de interesse público, doações a entidades internacionais simplesmente não são dedutíveis de Imposto de Renda.

No caso do Criança Esperança, ainda mais importante do que a relevante arrecadação pela Unesco direcionada a projetos no Brasil, destaca-se a mobilização permanente que a Rede Globo promove em torno de temas de interesse da infância e da adolescência.

Infelizmente, a internet, um espaço democrático de liberdade de informação, está também a serviço de toda sorte de interesse. Não só através da disseminação irresponsável de informações falsas, mas também por fazer uso do nome de pessoas que nem sequer têm conhecimento da natureza perversa dessas iniciativas. Assim surgem "correntes" - aparentemente de origem segura (essa vinda "de um amigo que trabalhava na Globo" é típica...) - que provocam estragos irreparáveis na imagem de terceiros, sem que haja instrumentos legais de reparo.

O nome de pessoas de bem, profissionais responsáveis de empresas sérias e seus respectivos correios (inclusive os funcionais, que dão uma credibilidade maior ao conteúdo), está sendo aproveitado para atingir, mais do que a própria TV Globo, um projeto da maior seriedade. Mesmo acreditando na lisura de todos os copiados nessas correntes, temos por princípio zelar pela dura e desigual - uma vez que o ataque é muitas vezes gratuito e covarde pelo anonimato - tarefa de tentar restabelecer a verdade.

Central Globo de Comunicação

Observação: Este comunicado foi publicado originalmente em 23/06/2009.

Fonte: http://redeglobo.globo.com/boatos-alertas/noticia/2010/03/acoes-para-o-crianca-esperanca-nao-sao-descontadas-do-imposto-de-renda.html

2 comentários:

Maria Helena disse...

Nunca colaborei com Criança Esperança,pois já colaboro mensalmente com algumas instituições,
aqui em Belo Horizonte. Se o governo
empregasse bem os milhões, que arrecada com os impostos, pagos por
cada brasileiro, acredito que não teríamos de ajudar a tantos necessitados.

Delma disse...

Concordo com você, mas este trabalho da Unesco tem produzido resultados fantásticos, que talvez nenhum programa governamental tenha realizado.
Bjs