sábado, 28 de agosto de 2010

Aniversário da Lauri

Affonso Romano de Sant’Anna, foi muito feliz na definição da mulher mais velha na sua crônica “A Mulher Madura”. Ao invés de ficar batendo na tecla sobre as transformações físicas que  apavoram 10 entre 10 mulheres acima dos 40 anos, fez uma exaltação à beleza que emana dessas mulheres.  Adaptando  partes do texto dele,  homenageio a Lauri, minha amiga,  minha dentista, que aniversariou no dia 26 de agosto. Affonso Romano, mesmo sem conhecer, fez uma descrição fiel da Lauri.

Niver Lauri 2010-08-26 012

“De repente, a surpreendo num banco olhando de soslaio, aguardando sua vez no balcão. Outras vezes ela passa por mim na rua entre os camelôs. Vezes outras a entrevejo no espelho de uma joalheria.  Tem um rosto denso esculpido como o de uma atriz grega.   O silêncio em torno de seus gestos tem algo do repouso da garça sobre o lago.  Seus olhos não violam as coisas, mas as envolvem ternamente. Sabem a distância entre seu corpo e o mundo. Tem algo de orquídea que brota exclusiva de um tronco, inteira. Tem uma indizível sabedoria. As suas mãos são líricas no drama e repõem no seu corpo um aprendizado da macia paina de setembro e abril. Possui um corpo que já tem história. Inscrições se fizeram em sua superfície.  Ela conhece seus mecanismos, apalpa suas mensagens, decodifica as ameaças numa intimidade respeitosa. Talvez ela  não se saiba assim inteira ante seu olho interior. Talvez a sua aura se inscreva melhor no olho exterior que o outro nos confere, complementarmente. Ela está pronta para algo definitivo. Merece, por exemplo, sentar-se naquela praça de Siena à tarde acompanhando com o complacente olhar o vôo das andorinhas e as crianças a brincar.  Tem esse ar de que, enfim, está pronta para ir à Grécia. Descolou-se da superfície das coisas. Merece profundidades. Por isto, pode-se dizer que ela  não ostenta jóias. As jóias brotaram de seu tronco, incorporaram-se naturalmente ao seu rosto, como se fossem prendas do tempo. É um ser luminoso e  repousante às quatro horas da tarde, quando as sereias se banham e saem discretamente perfumadas com seus filhos pelos parques do dia. Ali está uma mulher, mais que nunca pronta para quem a souber amar.”(http://www.releituras.com/arsant_amulher.asp)

 Niver Lauri 2010-08-26 007

O aniversário da Lauri foi uma tarde perfeita em que as amigas se juntaram para homenageá-la. 

 Niver Lauri 2010-08-26 005

Niver Lauri 2010-08-26 009

Niver Lauri 2010-08-26

6 comentários:

Anônimo disse...

Deus escolhe algumas pessoas para serem além de humanas, Seus Anjos na Terra entre nós. Ele escolhe com muito cuidado. ("Muitos são os chamados mas poucos os escolhidos") Lauri é uma dessas pessoas, com toda certeza!Ela mantém esse segredo com Deus,mas a gente não tem dúvida porque é toda luz, toda do bem, toda linda, muito querida. Alcy

Anônimo disse...

Delam, tenho certeza que a homenageada ficará muito feliz ao tomar conhecimento desta manifestação. Parabéns, zora.

Anônimo disse...

Delma, desculpe a inversão no seu nome, também pudera. Nunca fui um bom digitador. Porém, ainda tenho esperança. Zora.

Anônimo disse...

Delma
é voce se superando a cada dia, adorei a homenagem através deste texto maravilhoso. Adorei. Muito obrigada de coração.
E o comentário da Alcy, que lindo!Vcs são tdb.
Beijao.
Lauri

Anônimo disse...

delma e um privilegio ter uma amiga assim como voce,ficamos felizes pela minha mae,liiiiiiindo!um abraco, lud.

Delma disse...

Queridos
Os comentários de vcs foram bons de ler. Lauri é assim mesmo. Até parece que o Affonso a conhece.
Bjs e obrigada