domingo, 4 de abril de 2010

Contrastes


17/03/2010 - Presidente Lula e a primeira-dama Marisa Letícia são recepcionados em jantar oferecido pelo rei Abdullah II e a rainha Rania em Amã, Jordânia.
Foto: Ricardo Stuckert/PR



Fonte:

http://blog.planalto.gov.br/categoria/galerias/imagens/




A rainha do deserto (Outubro 2003)

Rania da Jordânia é bonita, simpática, chique e ainda defende as causas certas

Todo mundo comentou na época e a história é repetida até hoje: ao ser coroada rainha da Jordânia, em 1999, Rania, a bonita, articulada e elegante mulher do rei Abdullah II, usou à guisa de coroa a tiara de diamantes da cunhada, a princesa Haya. "Para que gastar um monte de dinheiro numa coisa que só vou usar raramente?", disse, toda modesta, na época. E assim, de tiara emprestada, Rania brilhou ao lado do marido atarracado e sem glamour. Apesar do coque bufante e da maquiagem pesada, já era uma visão de beleza e porte imponente, capazes de encantar os súditos e ajudar na aceitação popular de um novo e imprevisto soberano. De lá para cá, Rania só fez refinar seus dotes. Depois de ter a terceira filha, em setembro de 2000, (teve o quarto filho em 2005) emagreceu até o padrão de modelo. O que economizou com a tiara, gastou em roupas de grifes, jóias, sapatos e uma vastíssima coleção de bolsas (em Amã, é chamada de "rainha das bolsas"). Aprendeu a se maquiar, a deixar soltos os cabelos brilhantes ou a prendê-los em penteados elegantes. Em visitas seguidas a Paris e a Estocolmo, deslumbrou os anfitriões com sua vivacidade e sua figura impecável, tanto de dia, em terninhos e conjuntos justos e salto altíssimo, quanto nas noites de gala, nos longos de refinada inspiração oriental que costuma usar. Numa parte do mundo onde até as mulheres emancipadas estão voltando a usar o véu, Rania só cobre os cabelos quando vai à mesquita e projeta uma imagem de independência e segurança quase sem paralelos.

A plebéia Rania, filha de um médico palestino criada no Kuwait e formada em administração de empresas pela Universidade Americana no Cairo, casou-se com Abdullah em 1993. O príncipe, filho mais velho do rei Hussein da Jordânia, não era herdeiro do trono – antes dele vinha o tio, Hassan. Duas semanas antes de morrer, de câncer, Hussein virou o jogo e pôs seu primogênito na frente da fila. E assim o casal se viu catapultado para o trono da Jordânia, ambos – monarquia e país – criações coloniais dos ingleses num cantinho desértico e altamente problemático do Oriente Médio. Rania, aos 28 anos, tornou-se a mais jovem rainha do mundo e uma anomalia por natureza. Para começar, praticamente não existem rainhas no mundo árabe (até recentemente, os monarcas remanescentes continuavam a praticar a poligamia) e, quando existem, não falam nem aparecem em público. A idéia de uma rainha à moda ocidental foi introduzida justamente pela última mulher do rei Hussein, a americana Noor, bonita, ativa e tarimbada em circular nas altas-rodas internacionais. Diante do precedente (embora as duas não sejam exatamente grandes amigas), Rania arregaçou as mangas do tailleurzinho Saint Laurent e seguiu o exemplo. Com uma vantagem enorme sobre a antecessora, pois como palestina tem a simpatia automática de 60% da população da Jordânia. Para o marido, isso é um trunfo extra. Filho de uma inglesa, a segunda mulher de Hussein, Abdullah até hoje treina para falar árabe correntemente.

Antes de se casar, Rania trabalhou no Citibank e na Apple. Já desfilou na rua com o kaffiyeh, o lenço quadriculado palestino no pescoço, mas em geral defende causas "femininas" e politicamente corretas, como campanhas contra o abuso infantil ("Quando comecei a denunciar a violência contra crianças em casa, não havia sequer um termo para isso na nossa língua", diz) e a favor do microcrédito. Na abertura da Cúpula das Mulheres Árabes em Amã, onde fez bonito com um longo azul bordado em dourado, obra do libanês Elie Saab, seu estilista favorito –, conclamou as jordanianas a se modernizar e aderir à internet, que só era usada por 4% da população feminina do país. Esportiva (correu a maratona de Amã junto com todo mundo) e dedicada aos filhos, ajuda a cultivar a imagem de família unida, feliz e moderna. Passa férias na Côte d'Azur e não resiste a uma roupa de grife, mas fazer o quê? A uma rainha jovem, bonita e cada vez mais elegante, vinda de um lugar do mundo de onde habitualmente só chegam notícias trágicas, não só se perdoa como até se aplaude por proporcionar uma pausa para a fantasia.


Fonte http://veja.abril.com.br/221003/p_054.html


Nenhum comentário: