quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pintura Naïf

O adjetivo naïf é o mais empregado para o gênero de pintura chamado também de ingênuo e às vezes primitiva (no Brasil). Na época em que foi lançado, o termo naïf era um apelido, como em outras épocas, os pintores foram chamados de impressionistas, cubistas, futuristas, etc...

100_2948w

A Casinha no Mato – Aparecida Azedo

"... são os poetas anarquistas do pincel"

100_4217w

Os noivos – Bárbara Deister

Os naïfs, em geral, são autodidatas e sua pintura não é ligada a nenhuma escola ou tendência. Essa é a força desses artistas que podem pintar sem regras, nem constrangimentos. Podem ousar tudo. São os "poetas anarquistas do pincel".

Quem são os pintores naïfs?

100_3498w

Lapa e seus arcos - Dalvan

Ser naïf é um estado de espírito que leva a uma maneira toda pessoal de pintar. Podemos encontrar pintores naïfs entre sapateiros, carteiros, donas de casa, médicos, jornalistas e diplomatas.A arte naïf transcende o que se convencionou chamar de arte popular.

100_2849w

Exportação de Cajus - Mariangela

A Pintura Naïf no Brasil ...

O Brasil é um dos "cinco grandes " da arte naïf no mundo. Um grande número de obras de pintores naïfs brasileiros faz parte do acervo dos principais museus de arte naïf existentes no mundo.

100_3010w

Os Edifícios – A. Vieira

Os quadros de naïfs brasileiros são reproduzidos nos mais importantes livros estrangeiros sobre arte naïf.

MuseuLight

A sede do MIAN situa-se na Rua Cosme Velho, n°. 561, a 30 metros da estação do trenzinho que leva ao Corcovado, em uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico, cercada de mangueiras centenárias, em área de mais de 1000 metros quadrados.

Fonte:http://www.museunaif.com.br/index.asp?cid=1

2 comentários:

Anônimo disse...

Delma
A arte naif é a arte espontânea,ingênua,autodidata ,colorida,que retrata a inspiração do artista na profundeza de sua alma,mas isto não implica que suas obras sejam inferiores e sem valores.
Bjs
Regina Bernardes

Delma disse...

Regina
A vida nos oferece coisas tão singelas e tão belas.Só é preciso saber apreciá-las.

Bjs