quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Tapete de begônias – Grand-Place de Bruxelas

A abertura oficial foi no dia 12 Agosto de 2010 às 20h30 só para convidados, acompanhada por fogos de artifício e um concerto da Ode à Alegria de Beethoven, o Hino nacional da Europa.
Para o público em geral, o tapete de flores pôde ser visto a partir da varanda da Câmara Municipal de 13 de a 15 Agosto de 2010, com entrada paga ( 3 €) . Esta exposição é bienal. A próxima será em 2012.

untitled

Os desenhos foram marcados na calçada, e depois 800 000 begônias coloridas colocadas de acordo com a cena escolhida.

tapete_de_flores

Oficialmente, o primeiro tapete floral com sua forma atual foi criado em 1971 na Grand-Place pelo arquiteto paisagista E. Stautemans, que percebeu que os tapetes florais seriam um excelente veículo para a promoção das suas begônias. Após anos de tentativas e cálculos, este arquiteto, soube tirar o máximo proveito dos inúmeros recursos de begônias e tornou-se um especialista na criação de excelentes tapetes florais, com cores sofisticadas e projetos complicados.

1

A realização do tapete é baseado em um plano elaborado com antecedência, que consiste em várias etapas.
Tudo começa, muitas vezes, com um ano de antecedência, com projetos e maquetes, ilustrando um tema encomendado (tais como a comemoração de grandes acontecimentos, as armas ou escudo de uma cidade), o número de flores e combinações de cores é calculado e os contornos desenhados no chão.O trabalho é feito por uma centena de jardineiros experientes que montam este gigante floral em menos de quatro horas.

Carpet1

O carpete em 2010 foi dedicado à Presidência Belga da UE, com o logótipo da UE e as estrelas da Europa, uma criação do jovem artista belga Antoine Durieux. Foram usados também os símbolos da cidade de Bruxelas, como São Miguel que mata o dragão, e as íris amarelas e azuis .

Veja mais fotos clicando aqui http://www.flowercarpet.be/site/main.php?lg=en

2 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhooooooooso!!!
Quero ir lá ver, se não esse ano, no 2013. Vamos programar uma excursão!que delícia! Alcy

Anônimo disse...

Simplesmente encantador!Nem chega aos pés dos nossos tapetes do dia de Corpus Christi,mas lembra bem.
Qdo jovem,já participei desse trabalho que é muito envolvente e gratificante.
Como você nos presenteia sempre com tanta coisa interessante!
Regina Bernardes