domingo, 17 de outubro de 2010

Chile e o resgate dos Mineiros

O resgate dos 33 mineiros soterrados numa mina no Chile é um grande acontecimento e merece registro.

e1410201001

Passada a euforia fica a reflexão da psicanalista Marion Minerbo.

…“Experiências extremas são profundamente transformadoras. O que era importante deixa de ser. Surgem outras prioridades. Já não são os homens que saíram de casa para trabalhar. Tivemos notícias das brigas mesquinhas e fúteis entre as famílias que esperam seus homens. Talvez eles venham a descobrir que não partilham mais os valores de quem não viveu na pequena comunidade subterrânea. E que, apesar da imensa alegria, o mais difícil é voltar para casa.”

MARION MINERBO , psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, é autora de "Neurose e Não-Neurose" (Casa do Psicólogo)

Folha de São Paulo – Mundo - 14/10/2010

2 comentários:

Anônimo disse...

É mesmo, né DELMITA,por tudo que viveram alí, nesses 70(ifinitos) dias quanta coisa mudou, quanta maneira de ver e viver de outra forma descobriram. São heróis, bem como a equipe que participou do resgate desde a primeira comunicação.Então, parafraseando Neil Armstrong "uma pequena cápsula, um salto gigante para a humanidade!" O mundo torceu por esse resgate. A competencia foi o salto. Alcy

Delma disse...

Talvez o pior não seja o que viveram lá dentro, mas o que suas vidas foram alteradas aqui fora por obra das pessoas ligadas a eles.

Bjs