sexta-feira, 12 de março de 2010

Natal 2009 - Clori Fernandes



Clori é o tipo de pessoa que, quando você fica conhecendo, já gosta dela imediatamente. Não precisa de "convivência" prá ficar conhecendo melhor. Ela é muito transparente, fala o que pensa (e como pensa), antenada, engajada, assume posições e, como se não bastasse, escreve muito bem. Já escreveu um livro para crianças e estamos aguardando que ela resolva publicá-lo. Fez a Festa de Natal da turma da Caminhada na Casa dela e escreveu este adorável texto que, prometido desde o ano passado, chegou agora e publico com prazer. Não tenho as fotos da festa, mas tenho de algumas das meninas que compareceram à Festa.



NATAL 2009 – Turma da caminhada das nove.
Clori Fernandes


Foto de junho 2009 - Aniversário da Alcy

Sentimos falta de algumas amigas na nossa festa deste Natal de 2009, especialmente da Alcyone, nossa amada fotógrafa oficial e sua lugar-tenente, a Delma. Ambas talentosíssimas e não só com as máquinas fotográficas.
A Lauri as substituiu, mas, convalescendo de uma pequena cirurgia, cochilava entre uma foto e outra, entre uma entrega de presente para uma amiga oculta e outra, de forma que tínhamos que cutucá-la para que empunhasse a máquina. A Vera se arvorou em nos clicar algumas vezes, poucas é verdade, pois seu talento maior é ser fotografada.


Foto de Outubro 2009 - Aniversário da Raquel

Algumas outras sacaram, igualmente, seu equipamento, mas a grande maioria é composta de “foto-analfabetas funcionais” como eu. Quero dizer com isso que somos capazes, sim, de usar uma máquina digital, mas sempre correndo o risco de cortar partes vitais do motivo a ser fotografado. Não sei se ainda veremos a documentação visual do nosso ágape.
É claro que nessa pequena crônica não poderei falar de todas, só das mais saidinhas. Vou deixar de fora a doce Magda, a Irene um e a Irene dois, excelentes amigas. Não me perguntem quem é quem, porque essa hierarquia pode dar problemas. Também não direi nada da Maria Alice, mas que ela não trouxe o maravilhoso CD do marido, isso não trouxe. Por essa e por outras, eu paguei mais um mico, do qual falarei mais adiante, pois ela é sempre a salva-pátria, ou melhor, "salva-som" das festas aqui em casa. Também não quero mencionar a Cidinha, toda produzida, um arraso, e as queridas Martinha, Elaine e Alaíde que até no cabeleireiro foram. A Quedma, posso afirmar, estava podre de chique. Aliás, todas estávamos. A produção nos tornou diferentes do dia-a-dia na pista de caminhada, com bonés de óculos escuros.
Eu não me ligo nada em som, por isso esqueci completamente da música. Corri atrás do prejuízo e botei um CD dos Mamonas Assassinas. Quem salvou a noite foi a Solange, que buscou no carro um disco de bossa nova. Eis o mico prometido e assumido.
Sou também um pouco desastrada, mais ou menos “sem noção”, como dizem os jovens. Vai daí que comprei um aparelho elétrico de aromatizar ambiente para a Tânia, minha amiga oculta, sem saber que é alérgica a perfume, qualquer perfume. Quando ela me confessou isso, no almoço com a turma da Maria Otília, mais que depressa fui comprar outro presente: Vinhos. Luis Felipe Edwards, para ser mais precisa. Eu me apaixonei primeiro pelo nome. É o do meu filho mais velho e o Edwards, descontando-se a grafia, do mais novo, depois pelo sabor desse néctar que, para completar, tem um precinho que cabe no meu bolso. Na festa – a confraternização foi na minha casa - fiquei sabendo que ela, Tânia, é absolutamente abstêmia. Todo mundo ficou feliz. O motivo? Segunda-feira iremos à casa da minha amiga, agora plenamente declarada, para beber o vinho e ver um vídeo da sua performance tangueira. Tânia,como todas sabem, esmerou-se em dançar lindos tangos com um famoso partner chamado Álvaro Reis. Ao que parece, o mesmo que rodopiou com a Cristiane Torloni no programa do Faustão. Êta mulher poderosa, sô.
Elas, por unanimidade, me presentearam com um dos mimos que a Alcyone, impossibilitada de comparecer, enviou para sorteio. Assim, sem depender da sorte, terei lindos panos-de-prato, típicos do natal, na noite da ceia.
Essas meninas são demais! Quero dizer todas, mas mais particularmente as cozinheiras:
A Selma fez um "Panachê" (nunca tinha ouvido esse nome) ótimo. Além disso, ela preparou um tender cheio de frufrus, como é do seu feitio. Também providenciou uma salada de grão-de-bico com bacalhau que estava perfeita. A Beth assou um pernil de porco. Não, não. Dos deuses! Já a Cristina trouxe um peru, ou chester que, além de muito saboroso, continha uma farofa molhada (se é que se pode chamar de farofa algo parecido com um creme), fora do comum. Todo mundo queria a receita. Ela, claro, prometeu nos passar, mas, fosse eu, não daria coisa nenhuma: Segredo culinário. Top secret. Trouxeram também outra farofa, esta sim bem farofenta.
Mas o pecado maior ficou por conta da Solange que fez uma taça com musse de maracujá, chocolate e chantilly absolutamente maravilhosa. Creio que ninguém resistiu.
Das bebidas eu não falarei uma única palavra. Vá lá, só algumas: cerveja gelada e bons vinhos, sucos e refrigerantes, que ninguém estava disposta a ir parar na delegacia por dirigir de porre.
Quem se responsabiliza pelos quilinhos a mais? Essa tem que comandar a malhação lá no Praia, um pouquinho mais pesada do que os passeios pela pista.
Por que estou contando tudo isso? Ora! Porque sou chata e detalhista e também para que, no ano que vem, fiquemos bem espertas para que se marque a data da festa longe do dia do aniversário do pai da Alcyone, assim teremos o prazer da companhia dela.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ficou ´´otima. estou muito orgulhosa de estar no seu blog.

Clori

clo disse...

Na crônica do Natal de 2009 esqueci da Ivany pela razão óbvia: ela estava ausente. Contudo, na hora da festa, ligou de Arraial d´Ajuda para falar com sua amiga e confraternizar com a turna. Chique assim só ela mesma: Ivany primeira e única.

clo disse...

Delma, quero agradecer por suas palavras carinhosas e elogiosas. Isso é estímulo para quem escreve e uma boa massagem no ego.

clo disse...

Eu questiono no texto de veríamos, algum dia, a documentação fotográfica da festa. As fotos que o ilustram são de outras ocasiões, carinhosamente garimpadas pela Delma.

Anônimo disse...

dilurdes
Vije maria! Que tanto de festa!Cobra cachê dessa turma!Ser fotógrafa não é mole: sorri,junta mais,etc...
Fico daqui me deliciando com tudo.
Bjs

Delma disse...

Adoro fotografar! E mais ainda espalhar as fotos para as fotografadas. Como não estive na Festa de Natal da Caminhada,ilustrei com fotos do meu arquivo.