segunda-feira, 1 de março de 2010

Quando você pensava que eu não estava olhando


Mary Rita Schilke Korzan escreveu um poema para sua mãe há 24 anos, agradecendo por tudo que ela tinha feito como mãe, amiga e modelo. No seu casamento, o poema foi lido como tributo à sua mãe. Então, muitos convidados do casamento pediram uma cópia. Amigos passaram para outros amigos. Um ministro não conseguia lembrar quem dera para ele, mas incluiu-o como "escritor anônimo" em seu livro sobre amar os outros. Outro autor pegou de lá para a sua compilação de trabalhos, até que Mary finalmente encontrou seu poema, listado como de "Autor Desconhecido". Mary Rita Schilke Korzan é mãe de três filhos e vive em Granger, Indiana, com seu marido.



Quando você pensava que eu não estava olhando

Mary Rita Schilke Korzan

"Quando você pensava que eu não estava olhando, você pendurou meu primeiro desenho na geladeira, e eu quis pintar outro.

Quando você pensava que eu não estava olhando, você deu comida a um gato perdido, e eu pensei que era bom cuidar de animais.

Quando você pensava que eu não estava olhando, você fez um bolo de aniversário só para mim, e eu entendi que coisas pequenas eram especiais.

Quando você pensava que eu não estava olhando, você orou, e eu acreditei que havia um Deus com quem eu sempre podia falar.

Quando você pensava que eu não estava olhando, você me deu um beijo de boa noite, e eu me senti amado.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi lágrimas descendo dos seus olhos, e eu aprendi que às vezes coisas doem – mas que não faz mal chorar.

Quando você pensava que eu não estava olhando, você sorriu, e me fez querer ficar bonita(o) daquele jeito também.

Quando você pensava que eu não estava olhando, você se importou, e eu quis ser tudo que podia.

Quando você pensava que eu não estava olhando – eu olhava … e queria lhe agradecer por todas aquelas coisas que você fez quando você pensava que eu não estava olhando."

Fonte: http://search.barnesandnoble.com/When-You-Thought-I-Wasnt-Looking/Mary-Korzan/e/9780740741920

Recebi este poema da Cristina Pintaudi e além de achá-lo maravilhoso, ele serve como reflexão tanto para os pais como para os filhos. Para os pais porque é inegável a importância do exemplo. Ele educa muito mais que as palavras. Todos os pais devem pensar nisso. Para os filhos porque, quando crescem, muitas vezes se esquecem que muito do que se tornaram foi porque "olharam" e aprenderam.


4 comentários:

Anônimo disse...

DELMA
O poema é emocionante. Vi, no mes passado em uma palestra um educador falando que ''não é que o exemplo seja a melhor forma de educação: é a única.'' Acho real.
Vou copiar esse poema. Beijos, Alcy

Delma disse...

Gostaria que meus filhos lessem este poema.Acho que eles entenderiam tanta coisa!

Anônimo disse...

é, eutive a oportunidade de conhecer esse poema no dia das maes numa apresentação na emei onde miha filha estuda.
o texto e realmente emocionante e nos remete a lembrar de coisa que aprendemos e trazemos na vida de coisas que viamos enquanto os outros achavam que nos não olhavamos.

Anônimo disse...

é, eutive a oportunidade de conhecer esse poema no dia das maes numa apresentação na emei onde miha filha estuda.
o texto e realmente emocionante e nos remete a lembrar de coisa que aprendemos e trazemos na vida de coisas que viamos enquanto os outros achavam que nos não olhavamos.