Renata comemorou seu aniversário no dia 7 de dezembro com parentes e amigos na Hippo Pizza.
Marcelo, mesmo sob forte nevasca, ainda conseguiu enviar flores e uma farta cesta de cafè para a sua amada Rê.
Apesar de estar morando fora do Brasil há 10 anos, Renata mantém o círculo de amizades que possuía aqui. Portanto, os amigos fiéis e queridos também compareceram para abraçá-la.
Sempre que uma pessoa se muda de um país para outro, ela vai, aos poucos, assimilando os costumes, as crenças, os valores, a língua do novo país. Acontece a “aculturação”. Com a Renata ocorreu uma “aculturação às avessas”. Os franceses com quem ela convive lá na França é que estão aderindo cada vez mais à cutura brasileira.
Na Copa do Mundo, os amigos franceses não só “vestiram a camisa”, como torceram pelo Brasil e contra a Argentina também. E reparem o que eles comiam: pão de queijo.
o A comemoração de aniversário com convite temático, mesa decorada, lembrancinhas, recreação não era um hábito dos franceses que se limitavam ao Bolo e ao Parabéns. Renata usou toda sua criatividade para encantar os amigos franceses com os aniversários bem originais de Hugo e Bianca. Hoje, já está se tornando uma prática comum entre eles as comemorações semelhantes às nossas.
A Goiabada com queijo já tem adeptos. Sempre levam um casal Romeu e Julieta, antecipadamente encomendado, na bagagem. Além da Farinha de Mandioca que já é preferência assumida por alguns.
Ao se despedir de uma família de amigos franceses, Clèmentine a filha do casal pediu: Renata, quando você voltar, traga pão de queijo prá mim.
A mesa posta, forrada, com todos os utensílios que habitualmente usamos, sem descartáveis, vai devagarinho sendo copiada por aqueles que frequentam as reuniões organizadas pela Renata.
Mas Renata aderiu a um hábito francês e o exerce com maestria. As reuniões em casa. Porque lá não tem essa história de amigos se juntarem e irem pra barzinhos como aqui. O pessoal gosta de reuniões em casa. E não tem a menor pressa de ir embora. Chegam com o vinho, alguns petiscos e se facilitar eles só vão embora no dia seguinte.
Bom mesmo é a mania dos franceses de fazerem pic nic nos inúmeros parques de lá. E, felizmente a Renata adotou também este hábito, experimentado até por nós.
Parabéns Renata. Continue ensinando para… e aprendendo com…os franceses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário