"Ela é gente fina e está acima de qualquer classificação. Todos a querem por perto.
Tem um astral leve, um humor sutil à moda inglesa, mas sabe aprofundar as questões quando necessário.
É uma pessoa direita, mas não escravizada pelos certos e errados: sabe transgredir sem agredir.
É generosa, acolhe quando necessitam dela, tem um carinho especialíssimo por idosos, e sabe agradar uma criança. Pergunte às minhas netas quem é a tia Alcy.
Diz muito mais sim do que não naturalmente. Jamais nega uma carona ou um favor. Quando vamos viajar é a primeira a se oferecer para nos levar ao aeroporto, mesmo se for as 3 horas da madrugada.
Nunca julga ninguém – tem opinião, apenas.
Não esnoba, não humilha, não trapaceia, não compete e, é claro, não engrossa. Evita assuntos constrangedores que possam colocar o outro em situação embaraçosa. Não deprecia nada, absolutamente nada dos outros. Sempre encontra uma justificativa para rebater uma crítica maldosa.
Não veio ao mundo pra colocar areia no projeto dos outros.
Fala baixo, seja em que grupo estiver jamais é a voz dela que se destaca.
É discreta, não faz perguntas inoportunas, nem procura saber o que não é da sua conta. Eu diria que ela é discretíssima sobre a própria vida e a vida dos outros. Se você tem um segredo e precisa compartilhar com alguém para desabafar, compartilhe com ela.
Lembra do aniversário dos amigos, telefona, passa e-mail, leva presente, mas a data nunca passa em branco. E ainda sabe presentear fora de datas festivas.
Não se excede nunca. Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir. Tem roupas de grife, mas nunca esnoba ou faz questão de que as pessoas percebam.
Nunca usou nada extravagante porque está na moda. E não anda fora de moda.
Quando conversa com alguém olha no olho do seu interlocutor, "desliga o radar" e presta verdadeira atenção à sua companhia.
Elogia mais do que critica, escuta mais do que fala. E quando fala, passa longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca. Nunca faz comentários que depreciem qualquer evento para o qual tenha sido convidada, mesmo que pague o maior mico numa festa bem mixuruuca.
Ao receber uma ligação é como se fosse a ligação mais importante do dia, tal a alegria que demonstra. Nunca atende o telefone secamente ou com pressa. Tem uma disponibiidade para ouvir que é impressionante.
Oferece flores por pura gentileza. Nunca deixa de responder a um convite. Aliás, qualquer convite que recebe é como se fosse para ir a um Castelo da Escócia.
Não comete a grosseria de ignorar um convite. Se não pode comparecer, justifica.
Faz algo por alguém e este alguém jamais saberá disso...
Não fala de dinheiro em bate-papos informais, nunca reclama, não discute a conta do restaurante ou a divisão de um presente.
Não há livro recém publicado que ela não tenha lido, conhece a Bíblia como ninguém e poucas pessoas sabem disso, porque ela não alardeia que é culta e que sabe muito sobre muitos assuntos.
Conhece os pratos mais exóticos e sabe como degustar as iguarias mais finas.
Dá o lugar para alguém sentar...Nunca é a primeira a se servir. Responde a todos os e-mails. Leva chá, revista, quando você adoece. Leva canja quando você perde um ente querido. Toma a iniciativa de telefonar quando alguém dá aquele "chá de sumiço".
É uma "leoa" quando se trata de defender a sua família.
É a leitora do meu Blog que mais faz comentários nele, sempre adoráveis. Aliás, Alcy você anda sumidinha do Blog. Não aceito Gabi e Beta como desculpa.
De vez em quando prega umas "mentirinhas". Quando fizemos a comemoração do Natal (G11) na casa dela, combinamos dividir as despesas. Daí ela cobrou o vinagrete e a farofa e disse que o pernil foi " presente" do Seu Ari, o pai dela. Uma vez fizemos uns álbuns surpresa para o G11. Xerox, papel, fotos, álbuns foram comprados por ela. Na hora do acerto e divisão, ela disse que quem pagou foi o Seu Ari. Ela diz que Seu Ari estuda a língua japonesa. Será que não é ela?
"Gente fina é que tinha que virar tendência."
"A verdade é que ninguém é chique por decreto. O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta."
"Chique mesmo é ser feliz!"
PARABÉNS ALCY. SEJA MUITO FELIZ! É CHIQUE!
(Usei partes de texto e expressões de crônicas recebidas por e-mail sobre ser chique (Gilka Aria), ser fina e do texto Elegância atribuído a Martha Medeiros, cuja autoria não tive como confirmar.)