Estivemos em São Luis e nos Lençois Maranhenses no período de 22 a 26 de outubro de 2010, conhecendo um pouquinho das muitas belezas que compõem este extraordinário estado brasileiro.
O estado do Maranhão foi ocupado por espanhois (1500), franceses (1612) e invadido pelos holandeses (1641-1644), que foram expulsos pelos portugueses.
A Ilha Upaon-Açu abriga a cidade de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José do Ribamar.
São Luis parece dividida em duas:
-na faixa litorânea, a cidade “moderna” que foi urbanizada a partir dos anos 70, e é recortada pela Lagoa da Jansen;
-o Centro Histórico que possui o maior conjunto de casarões coloniais dos séculos 18 e 19 da América Latina.
Os dois são interligados pelas Pontes Bandeira Tibuzzi e José Sarney, sobre o Rio Anil.
No Centro Histórico fica o Palácio La Ravardière (1689), Prefeitura de São Luis, que exibe sobre a calçada de cantaria o busto de bronze de Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, esculpido por Bibiano Silva.
Daniel de La Touche, conhecido como Senhor de La Ravardière, acompanhado de cerca de 500 homens chegou à região em 1612 para fundar a França Equinocial e realizar o sonho francês de se instalar na região dos trópicos. Um forte foi construído e nomeado Saint Louis em homenagem ao rei francês da época Luís XIII. O cidadão nascido em São Luís é Ludovicense, que significa:
Do germânico "hold", (ilustre, afamado) + "wig", (batalha ou santuário) que se traduz Ludovico, originando em francês o antropônimo Louis, (Luís em português) + ense, resultou o ludovicense .
O Tribunal de Justiça do Estado terá uma nova sede.
No final de 2009, o arquiteto paulista Ruy Ohtake, um dos mais respeitados profissionais da área no Brasil e no mundo, esteve em São Luís a pedido de Guerreiro Júnior, que o indica para assinar o projeto da nova sede do tribunal.
Encontrei esta maquete ( Maquete TJ) que tem como concepção uma balança, símbolo da justiça, mas não encontrei referências se este é o projeto de Ruy Ohtake. Provavelmente será construído fora do Centro Histórico.
O Palácio dos Leões está no local onde foi erguido um forte em 1612 pelos franceses até ser transformado em palácio em 1766, passando por inúmeras reformas principalmente durante o Império. É a sede do governo do Estado.
“O Palácio dos Leões tem três mil metros quadrados de área construída, dividida em três alas: residencial, administrativa e visitação. A coleção de 1.300 objetos de arte fica exposta em cinco nobres salões. São telas de artistas renomados, cristais, prataria portuguesa, tapetes franceses e porcelanas. Um dos destaques do acervo é a coleção de gravuras do jornalista e teatrólogo maranhense Arthur Azevedo. “
(Visitas 2ª, 4ª e 6ª das 14 h às 17:30)
Vista aérea do Palácio dos Leões (Flickr)
Fundos do Palácio com vista para a “Cidade Nova”
Faça um passeio virtual pelo Palácio, veja o acervo e conheça mais sobre sua história, clicando aqui http://www.ma.gov.br/palaciodosleoes/ Quando abrir o link, faça o passeio virtual, clicando em cada foto. Vale a pena.
Veja mais postagens sobre o Maranhão clicando aqui
Fontes:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000023.pdf
http://ciberduvidas.sapo.pt/php/index.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Lu%C3%ADs_(Maranh%C3%A3o)
2 comentários:
Maravilha !!!
Uma aula de HISTÓRIA e GEOGRAFIA.
Não é a SÃO LUIS de 34 anos atrás.....
VERA
É provável que hoje esteja melhor, apesar da poluição das praias e da degradação dos casarões
Bjs
Postar um comentário