quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Matança de Baleias na Dinamarca – Lenda?

!cid_4C6A07DD51284922BA141AD5DC26543C@DluciafbPC

Um e-mail – corrente com várias fotos, mostrando a matança de baleias tem sido repassado, solicitando assinatura e repasse contra a matança de baleias nas lhas Feroe - Dinamarca.

Este ato simples de colocar o nome numa lista e ir repassando não surte nenhum efeito, porque não chega a lugar nenhum.

A questão é saber se esta matança é coisa do passado ou ainda acontece.

“O arquipélago das Ilhas Feroe tem 17 ilhas habitadas por  47 mil pessoas, e fica no meio do caminho entre a Inglaterra e a Islândia. O email traz uma informação distorcida: Feroe é oficialmente parte da Dinamarca, mas é território autônomo e nunca aderiu à União Europeia. Há inclusive um movimento que busca a total independência.

250px-Faroe_islands_map_with_island_names

Mas, por que  eles fazem isso? É tradição há pelo menos 500 anos. Participar do evento, matando as baleias piloto com a faca em punho é considerado um rito de passagem para os meninos das ilhas. Também é uma maneira usual de garantir a alimentação da população local. A carne é distribuída gratuitamente entre os participantes, e qualquer um pode ajudar. Anualmente são caçadas em média 950 baleias piloto.

A técnica não é muito complexa. Quando um grupo de animais surge perto da ilha, elas são cercadas por barcos e encurraladas em uma baía. Algumas baleias encalham na areia. Outras são puxadas para lá por ganchos e cabos de aço.”

Leia mais em http://projetoadao.blogspot.com/2009/08/assassinato-de-baleias-piloto-na.html

Nenhum comentário: