domingo, 13 de junho de 2010

Aniversário da Terezinha – 07 de junho

Aniversário Maria Clara 2010-05-22 021 (2)

Terezinha é minha irmã. De uma família de 6 filhos, 4 são homens e 2 são mulheres - ela e eu. É quase irmã gêmea . Um ano e 5 meses separa o nascimento dela do meu. Talvez por isso ela não tenha desenvolvido aquele sentimento que toma conta do irmão mais velho em relação ao irmão mais novo: o ciúme. Mas eu tinha muito ciúme. De tudo: dela, das amigas, dos meus pais. Por conta disso aprontei poucas e boas. Num aniversário dela, talvez 5 anos, ganhou uma cédula de 1 cruzeiro (acho) tinindo de novinha. Terezinha, toda feliz, colocou seu rico dinheirinho sobre a cama junto com outros presentes. Eu fui lá, rasguei a nota no meio e coloquei a metade na minha cama. Dá prá imaginar a choradeira?

BrazilP132-1Cruzeiro-(1944)-dml_f

De outra vez, ameaçava cair uma forte chuva e uma senhora bem idosa D.Luzia, que estava na minha casa, resolveu ir embora antes que a chuva caísse. Minha mãe ordenou que Terezinha e Isabel, nossa irmã do coração, acompanhassem D. Luzia ate à casa dela. Eu também quis ir. Como era a mais nova, recebi um não. Eu não me conformei, é claro. Quando tomaram uma certa distância, saí correndo sem que minha mãe visse, alcancei-as e disse: "Minha mãe mandou vocês duas voltarem porque vai chover." Obedientes, deixaram que D.Luzia seguisse sozinha e voltaram pra casa. Minha mãe, sem entender, perguntou porque haviam deixado D.Luzia ir só. Quando elas disseram que eu era a responsável, levei um merecido corretivo. (Esta é uma das historinhas que conto para minhas netas e como criança gosta que a gente repita as histórias, Ana Lia diz: "Vovó, conta aquela história em que você quase matou a velhinha.")

1266430150

Tinhamos uma vizinha conhecida como "Maria do João Leme" que tinha um incrível talento para contar histórias. Mas eram histórias de lobisomem, mula sem cabeça, seres assustadores que comiam crianças, etc. E era fascinante ouví-la contar fazendo caretas, gesticulando, mudando a voz para representar os personagens, até que um dia....escureceu e Terezinha e eu tinhamos que voltar correndo prá casa. Maria nos emprestou uma lamparina e quando corríamos a luz da lamparina ameaçava apagar e nossos chinelos batiam nos pedregulhos e jogavam as pedrinhas nas nossas costas, (sensação de que uma alma do outro mundo estivesse jogando pedrinhas na gente), reiniciavamos a corrida e a lamparina ia apagando....a cena se repetindo até chegarmos em casa totalmente apavoradas, com um medo louco de ir dormir. Resultado. Proibido continuar ouvindo as histórias da Maria.

festa-do-povo02

Terezinha desenhava muito bem e era o xodó do meu tio Walter que também era bom desenhista. Ele fazia desenhos prá ela e pedia que ela desenhasse pra ele. Eu pegava lápis e papel, tentava, tentava e nada. Queria morrer. Por que ela sabia desenhar e eu não?

desenhos-divertidos-6

Enquanto morávamos em Goias, Mirtes e  Arlete, nossas primas aqui de Udi iam passar férias lá. Era só vê-las brincando com a Terezinha ou recebendo carinho do meu pai e o ciúme crescia tanto a ponto d’eu dar uma mordida na Mirtes (chegou a sangrar) e jogar inseticida nelas com Bomba de Flit. E ainda dizia: mata barata, mosquito, etc…

bombadeflitescritoflitgj9

Nos duas tinhamos cabelos compridos e meu pai, que pouco opinava nos assuntos domésticos, estabeleceu que não cortariámos o cabelo. Infelizmente, Terezinha foi acometida por uma doença do couro cabeludo chamada "Tinha" e teve que cortar os cabelos. Diante disto, meu pai decretou. Pode cortar os cabelos da Delma também.  Doeu ouvir isto. O ciúme batia forte e eu me sentia menos amada. 

gb11-010

Ela era obediente, dócil, disciplinada. Eu era o oposto. Fui pegando o estigma. Passei a ser a mais castigada e sempre responsabilizada pelas peraltices. Enquanto ela aprendia arte manuais com maestria eu desenvolvia a arte de não aprender nada. Sou uma nulidade em costurar, pintar, bordar, cozinhar.

costura mao

Desde que entrou para a escola, Terezinha se destacou pela inteligência, comportamento, e foi sempre a melhor aluna da sala. Em Goiás foi assim e aqui em Uberlândia também. Todos os anos era convidada para participar da premiação dos melhores alunos do Liceu de Uberlândia. E o Professor Miltom Porto convidava solenemente o aluno para subir ao palco e receber o prêmio -um livro com dedicatória e congratulações. Disso eu não tinha inveja. Tinha era um baita orgulho de ver minha irmã recebendo aqueles prêmios.

formatura

Assim que terminou o Ensino Médio, Terezinha se casou e foi morar em Itumbiara. Teve  4 filhos. Quando voltou para Uberlândia fez o Curso de Artes Plásticas. Após sua separação, mostrou coragem, determinação e foi à luta.  Prestou 3 concursos públicos, foi aprovada nos 3, foi efetivada  e agora está se desligando da função pública para fazer as coisas que ela realmente gosta.  Ler... Viajar....Conviver mais com os 7 netos.

viagem (2)

Sensível, sabe apreciar e interpretar uma obra de arte, cozinha muito bem e sabe trabalhar com as mãos. Agora ela terá tempo para fazer isto e outras coisas que gosta. Tenho certeza que será mais feliz! Eu desejo e ela será. Torço muito por ela.

No dia 9 Terezinha comemorou seu aniversário e fez sua despedida da Superintendência. Seus colegas de trabalho se destacaram pela alegria, descontração e alguns deram show de fazer inveja aos participantes da Dança dos Famosos do Faustão. Rebolation, aché, twist, funk foram alguns dos ritmos mais  dançados.

DSC00530 

       DSC00463

DSC00468 

     DSC00465

  DSC00520 

DSC00521

DSC00522

 

DSC00523DSC00466

 

 DSC00517

DSC00525

Os filhos e as noras conferindo e assessorando….

DSC00518

Luciana e eu fomos as penetras.

.

6 comentários:

Anônimo disse...

Delminha, adoro suas historias.Voce tem uma otima percepçao e ve profundamenteas pessoas.Beijos,

Crisina

Anônimo disse...

Oi Delma,não conhecia este lado seu de tão peralta e aprontar com a Teresinha.
Meu Deus!!!!!Ela tão quietinha e vc tão moleca!rsrsrs.
Adorei a raclete.Hummmmm!!!! Deve ser mto bom.Gosto daquelas lâminas de abobrinha e berinjela e agora
juntando tudo.....Tadimmmm do meu colesterol !!!! Adorei tudo. Parabéns!!!!!!Bjs Sylvinha

Delma disse...

Aprontei tanto que estou tentando me redimir contando minhas histórias....rsrsrsrs
Bjs

Anônimo disse...

Fofo demais dá conta...não sabia que era tão sapeca....Desejo tudo de bom para vocês duas..merecem demais!! São vencedoras portanto merecedoras...E poe rebolation nisto!!!
Fabricia

Anônimo disse...

Olha, quem vê Vocês duas não pode imaginar que duas ''molequinhas'' foram!!!!! Brincadeirinhas a parte, Terezinha além de inteligene, culta, observadora, é das pessoas mais doces e meigas que eu conheço!
Beijos pras duas filhinhas da Dona Ester que de algum lugar pode estar feliz com o resultado da sua criação!!!! Alcy

Anônimo disse...

DELMA, Você é dona de grande sensibilidade e escreve superbem!!!!
Pode se orgulhar disso pois nós suas amigas nos orgulhamos muito de Você e de seus dons! Beijos, Alcy