sexta-feira, 28 de agosto de 2009

28/08/2009 - Coisas que quero comentar.."O Pai dos Burros" Ivan Finotti - Eduardo Marafanti no Jô


1-Semana no Twitter


Danilo Gentili Belchior não deve estar muito longe, pois ele tem medo de avião e é apenas um rapaz latino americano, sem dinheiro no banco

Rosana Hermann O Gil Rugai e a Suzane Richthofen podiam casar e, na lua de mel, fazer um "papai e mamãe" p/ aniquilarem-se mutuamente. Monstros.

Barbara Gancia Coisa mais inusitada da galáxia desde o tempo do velociraptor: Miss Venezuela é eleita Miss Universo.

Rafinha Bastos Ganhou a Fazenda 1 sujeito q quebrou os 2 pulsos de 1 senhorinha de 65 anos q eu conheci no RJ. País de bosta.

Gloria_Kalil Afinal, só em propaganda que, pq vc usa um absorvente sai pulando por ai, super radiante

"A apresentadora Xuxa Meneghel perdeu a compostura com os comentários que os fãs fizeram a respeito do erro de português cometido por sua filha Sasha, de 11 anos, no seu Twitter. "Sou eu Sasha. Estou aqui filmando e vai ser um ótimo filme. Tenho que ir... Vou fazer uma sena (sic) com a cobra", escreveu a menina.
O deslize da jovem virou motivo de piada entre os fãs. A mãe resolveu usar a mesma ferramenta para defender a filha e usou até palavrão em seu comentário. "Para quem não sabe, minha filha foi alfabetizada em inglês. Vou pensar muito em colocá-la para falar com vocês, ela não merece ouvir certas m...", postou a rainha dos baixinhos.
No final, a apresentadora destacou ainda que os fãs não mereciam a atenção delas. "Fui. Vocês não merecem falar comigo nem com meu anjo", acrescentou.

E vai ficar afastada um tempo do Twitter."


2-Vejam que texto legal

"O Pai dos Burros”
IVAN FINOTTI

"É de tirar o chapéu. A faraônica obra "O Pai do Burros - Dicionário de Lugares-Comuns e Frases Feitas", de Humberto Werneck, vai cair como uma bomba. O livro, ao qual não se consegue largar, traz 4.500 surrados clichês, divididos em 2.000 verbetes, reunidos nos últimos quarenta anos pelo combativo jornalista. Werneck não brinca em serviço. Sempre que ouvia uma pérola, anotava num guardanapo. Ou melhor: pérola não, mas uma "antipérola", como ele prefere. Sim, porque quem não vive da língua de Camões pode ficar até vivamente impressionado com as frases feitas. Os lugares-comuns travestem-se de sabedoria dos antigos e podem dar a impressão de que aquele indivíduo está fazendo bonito e falando difícil como um comendador. No fundo, porém, são apenas clichês que lhe saem da boca pra fora (é o caso clássico do jogador de futebol). Werneck cita em seu prefácio uma ideia luminosa da socióloga e cientista política alemã Hannah Arendt: "Clichês, frases feitas, adesão a códigos de expressão e conduta convencionais e padronizados têm a função socialmente reconhecida de proteger-nos da realidade (...)". É curioso procurar as palavras que mais se prestam ao lugar-comum. Há, por exemplo, "tempo" 30 frases feitas, "vida" ou "mão", com nada menos que 47 registros: mão na roda, meter a mão, de mãos abanando, com uma mão atrás e outra na frente, lavar as mãos e passar a mão. Em resumo, os clichês são uma tragédia; o livro é um excelente manual de como não fazer um texto e o título "O Pai dos Burros" se revela uma injustiça clamorosa para com os dicionários.

O texto acima foi composto com 20 frases feitas tiradas do livro e, se o leitor não captou a brincadeira, é porque o tiro saiu pela culatra (21 frases, agora) e demos com os burros n'água (22) "

Eu vou "correndinho" comprar este livro e como não tenho pretensões literárias, aprender mais frases feitas e clichês, pois eu a-do-ro.

3-Entrevista emocionante e interessante no Programa do Jô dia 24/08

Eduardo Marafanti conta como venceu uma leucemia mielóide cronica. Jô se emociona que chega a chorar. Marafanti diz que dentro de uns 20 anos, provavelmente, ter câncer será como ter pressão alta. Toma um pílula e controla a doença.

3 comentários:

Anônimo disse...

Delma Lourdesssssssssss
Adorando sua criatividade em junção a seu intelecto,nós faz ter a certeza que vamos aprender muito...bjinhussssssssssssssssssssss
Vc especialllllll brigadim pela dica literaria
Ivy

Anônimo disse...

dilurdes

Você está muito metida.Este seu blog está demais:criativo, descontraido,sugestivo ...
Parabéns!
Bjs
Regina

Delma disse...

Obrigada, meninas
A opinião de vcs é importante pra mim
Bjs